Relacionamento com o cliente: como o café pode ser parte disso?
Relacionamento com o cliente: como o café pode ser parte disso?

Gerir e melhorar a comunicação é um processo contínuo e que deve ser constantemente testado. É importante continuar a procurar soluções novas e melhores, bem como avaliar o que funcionou e o que ainda pode ser melhorado. Colocar regras, sistemas e níveis de ação recomendados em um guia oficial são métodos que ajudam, de modo que todos fiquem cientes de como lidar com uma situação. Como sua cafeteria atenderá uma variedade de culturas, percepções, e crenças presentes em seus clientes todos os dias, isso afetará diretamente o entendimento geral. Mesmo em cafeterias muito bem administradas, clientes podem ocasionalmente reclamar por estar esperando demais ou de ter recebido um pedido errado.

Um sistema de autoatendimento no balcão ou com tablets nas mesas dá mais autonomia para os clientes fazerem seus pedidos sem ter que chamar os garçons. Assim, seu pessoal pode se concentrar em preparar e servir os pedidos, agilizando o processo. Esse sistema, além de atrair clientes para cafeterias, ajuda a aumentar o ticket médio.

Isso até pode parecer algo simples, mas a realidade é que muitos empreendedores pecam em conhecer pouco seus clientes. Os Mestres do Site fornecem as melhores soluções em Criação de Sites e Divulgação na Internet para Micro, Pequenos e Médios Negócios em todo território Nacional. Dessa forma, ele já apontou para quem era o novo produto, selecionando o seu público. Então, devemos focar no que realmente podemos oferecer, em vez de criar expectativas que nem sabemos se poderemos cumprir.

Não à toa, o café é um dos setores mais tradicionais do food service e apresenta um grande potencial de crescimento. Nesse sentido, a melhor estratégia é investir em tecnologias para cafeterias que tornam possível atender de forma mais eficiente. Nesse sentido, você pode contribuir de várias formas, mas vale a pena destacar a questão da decoração. Observe que mesmo as cafeterias que são apenas uma portinha e servem aos clientes na calçada tem uma arquitetura super original na fachada.

Veja como a Baristo desenvolve o Marketing de Conteúdo acesso os posts Café como Tela e Pincel e Os benefícios do café na disposição para o trabalho. Aproveitando as tendências para o setor, cafeterias estão investindo em novos processos e modelos de produção. A ideia é se aproximar do cliente e tornar o consumo de café fora de casa uma prática cada vez mais recorrente, cômoda e agradável. Os consumidores têm adquirido gosto por café de qualidade, incluindo os chamados cafés-gourmet.

O que os clientes esperam de uma cafeteria?

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Depois de ver o nome da sua cafeteria, o potencial cliente vai até a sua porta para ver como é o ambiente. Recorda-se de que a gente falou sobre conhecer o público-alvo para definir um diferencial? Definir um público de interesse ajuda a criar experiências exclusivas e permite que você atenda a diversas necessidades específicas. Sua cafeteria pode ser um point para amigos se encontrarem, um lugar mais íntimo para casais ou algo mais exclusivo para sommeliers de café. Traduzindo, o que fará com que o cliente vá no seu food service e não na concorrência?

O que um sistema de restaurante precisa ter?

A qualquer momento durante o turno, eles devem saber quem é responsável por determinadas tarefas, o que fazer se algo der errado e a quem perguntar se eles não sabem alguma coisa. Você tem o layout certo da loja, as pessoas certas, o equipamento certo – mas para garantir que tudo corra conforme o planejado, você também precisará realizar treinamentos. Não negligencie a importância da meticulosidade, da positividade e da capacidade de permanecer motivado durante turnos longos ou corridos.

Ele tem aquele sabor e textura que já são conhecidos e amados pelos brasileiros. Você pode colocar placas aéreas  acima das gôndolas, que indicarão a direção do café. Também coloque placas ou cartazes na entrada do estabelecimento e, se possível, do lado de fora, informando algo como “Aqui tem café fresquinho” ou “Faça uma pausa para o café aqui”.

Como é feita a gestão de uma cafeteria?

Ele é perfeito para ser degustado em pequenas quantidades - a dose padrão do café expresso é de 30ml - e para criar outras bebidas, como o cappuccino clássico. Evite montar seu café próximo aos setores de carnes e peixes, hortifruti e produtos congelados. Uma dica importante é sinalizar que o seu mercado tem um espaço para café. Em terceiro cafeteria lugar, pesquise, conheça sua concorrência e seja capaz de oferecer o melhor custo-benefício pelos seus produtos. O cálculo de vendas deve ser bastante cuidadoso para garantir que você consiga gerar lucros. Ter um orçamento bem planejado pode evitar prejuízos e outras dificuldades relacionadas à gestão de recursos e ao fluxo de caixa.