Quais são os objetivos de uma análise psicanalítica
Quais são os objetivos de uma análise psicanalítica

Portanto, observamos como ela foi importante para que a criança desocupasse, cada vez mais, o lugar de objeto de um discurso alheio. Freud dizia que o período de latência no desenvolvimento da criança não é um período psicossexual, mas sim uma fase de desejos inconscientes reprimidos. O desenvolvimento psicossexual constitui um dos pilares fundamentais da psicanálise. Trata-se de um dos estudos que mais marcaram a teoria psicanalítica. Freud considerava que para que um adulto tenha uma constituição psicológica saudável, seria necessário passar, com naturalidade, pelas cinco fases psicossexuais.

Outra tendência é a compreensão dos fatores hereditários no aparecimento dos transtornos mentais. Sabe-se agora que filhos de pais depressivos ou ansiosos têm maior chance de desenvolvê-los, portanto, há uma grande influência genética. Neste contexto, o pensamento precede o conhecimento já que o indivíduo cria o que não existe ou não conhece (pré-concepção). O que reside no íntimo de cada um tem ligação direta com o exterior. Para compreender uma pessoa como um todo, é necessário pensar em ambos os aspectos, e não apenas julgá-la sobre uma única ótica.

Outros artigos interessantes:

Uma delas é a associação livre (método em que o terapeuta fala uma série de palavras e o paciente responde com o que viver à mente para despertar memórias reprimidas). Por exemplo, quando um indivíduo é vítima de um comportamento grosseiro no trabalho, ele sente raiva e vontade de retrucar ou até de agredir o outro fisicamente. Em sua mente, cria cenários fantasiosos nos quais pode responder com grosseria para compensar as emoções negativas geradas pelo ocorrido.

Nessa fase, a criança passa a desenvolver mais independência uma vez que sente que pode controlar, a partir de seu próprio corpo, a micção e a evacuação. A investigação do inconsciente permitiu ao analista compreender a formação da personalidade, a qual é definida pelas instâncias psíquicas, nomeadas por Freud de Id, Ego e Superego. A psicanálise é um método e uma prática terapêutica que é sustentada em uma teoria. A prática psicanalítica iniciou quando Freud decidiu abandonar a técnica da hipnose. A psicanálise é fundamentada em uma terapia em que o analista não tem o papel de dar sugestões ou de julgar o paciente.

Quais as etapas da psicanálise?

O consciente corresponde apenas a uma pequena parte da nossa mente. O pré-consciente sistematiza os pensamentos que estão no domínio do inconsciente, mas psicanálise também são acessíveis ao consciente. É neste espaço em que o psicanalista vai atuar, na área em que consciente e inconsciente estão em confluência.

Qual é o tripé da psicanálise?

Quando o bebê consegue relacionar a presença da mãe à satisfação de saciar a fome, ele começa a diferenciar entre si próprio e as outras pessoas. Nessa fase, uma fixação acarreta o desenvolvimento de um tipo de personalidade oral, em que os traços indispensáveis são a dependência, o otimismo e a passividade. De acordo com Freud, os transtornos alimentares poderiam surgir devido às adversidades na fase oral. A formação em psicanálise exige que o psicanalista seja fiel aos fundamentos elaborados por Freud desde os primórdios da teoria. No entanto, com o passar do tempo, o campo de estudos da psicanálise se expandiu consideravelmente, dando margem para diferentes abordagens e linhas de atuação. Em seguida, tem-se a fase de latência, em que o desenvolvimento social e a convivência são necessários e, por fim, a fase genital é aquela que ocorre da puberdade até a vida adulta.

Os cuidadores são totalmente responsáveis pela alimentação da criança. Em razão disso ocorre o desenvolvimento de uma relação de confiança e de conforto entre a mãe e a criança. O Complexo de Electra é, também, conhecido como “Complexo de Édipo Feminino”.

Artigo revisado

O Rei Laio recebeu a mensagem de um oráculo que lhe disse que seu filho o mataria quando fosse adulto. Logo, quando o garoto nasceu, o pai entregou a criança à um pastor, que amarrou o garoto de cabeça para baixo em uma árvore. Então, vi alguns erros no seu texto, em nenhum momento Freud diz “prazer HETEROSSEXUAL”, acredito que deve ter uma alteração nessa escrita, além de que isso ofende os prazeres sexuais homoafetivos. Sempre procuro escrever com muito carinho e é sensacional obter um feedback como esse. E sempre tem a primeira vez da gente ser chamado de vitaminado, né?!

No entanto, houve uma dificuldade de aceitação da Psicanálise nos seus primeiros anos. Porque, nessa época, as pessoas não acreditavam em tratamentos psicológicos, apenas em tratamentos de doenças com sintomas orgânicos. Isso significa que nesta fase não há mais desenvolvimento psicossexual. Esse conflito é resolvido através do processo de identificação, no qual a criança adota as características dos pais do mesmo sexo. Tanto a frustração quanto o excesso de indulgência (ou qualquer combinação dos dois) podem levar ao que os psicanalistas chamam de fixação em um estágio psicossexual particular.