Os dados da balança comercial mostram que 75% de tudo o que o Brasil exportou para a China em 2024 foi composto por soja, minério de ferro e petróleo. Lívio Ribeiro, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), também evita usar o termo dependência. Diplomatas e especialistas em relações internacionais e comércio exterior ouvidos pela BBC News Brasil se dividem sobre o grau dessa dependência.
A Inteligência Artificial, ou IA, está se tornando cada vez mais presente não apenas no ambiente digital, mas também no cotidiano das pessoas. Alguns anos atrás, era comum que os usuários da internet utilizassem o Google para Corta Vento Feminino buscar informações, ainda que de forma limitada. Durante entrevista na semana passada, o secretário para as regiões de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Saboia, disse que uma das prioridades do governo brasileiro é mudar parte da pauta exportadora do Brasil para a China. A consequência disso seria a desindustrialização do país e a ampliação da dependência sobre as exportações de produtos com baixo valor agregado. José Augusto Barros, no entanto, enxerga um outro problema na concentração do comércio brasileiro com a China.
Recentemente, um caso que ganhou destaque na mídia envolveu um adolescente americano que tirou a própria vida após manter longas conversas com uma plataforma de IA. Segundo a mãe do garoto, a empresa responsável pelo serviço tem parcela de culpa na tragédia. As conversas entre o jovem e a Inteligência Artificial não se configuravam como sessões terapêuticas, mas sim como uma espécie de “amizade virtual” e, em algumas ocasiões, envolviam até interações com conotação romântica e sexual. Durante os diálogos, o adolescente chegou a demonstrar sinais de pensamentos suicidas. Com o tempo, acabou criando uma forte dependência da interação com a IA, e ao ter o celular tomado pela mãe, cometeu o ato extremo.
Os esportes mais perigosos, segundo o Comitê Olímpico
É bom ter um mentor ou alguém que possa te orientar no uso dos equipamentos corretos e no respeito às normas de segurança para o esporte. Assim como a prática de atividades físicas é capaz de melhorar o condicionamento físico, sua diminuição e/ou perda está relacionada à falta de exercícios. Ela acontece por lesões, acidentes, doenças, férias ou, até mesmo, falta de tempo. Pode ocorrer fraturas, lesões musculares, tendinites e até condições mais graves, como problemas cardíacos, pressão arterial. Além do profissional de educação física e o clínico geral, os nutricionistas também têm um papel muito importante na orientação de uma atividade física. Seis em cada dez adultos brasileiros não praticam atividades físicas no tempo livre nos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que traz riscos para quem é sedentário, como o desenvolvimento de doenças, e prejuízos para a saúde pública.
Estudos indicam que até 20% dos boxeadores profissionais sofrem de lesões cerebrais traumáticas crônicas, como a encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença progressiva sem tratamento disponível. Entenda como o estresse pode prejudicar o desempenho em carreiras de alto nível e afetar a qualidade de vida. Como uma psicóloga experiente, posso te orientar a como enfrentar seus medos e inseguranças, utilizando ferramentas eficazes e comprovadas da psicologia.
FOTOS: o Brasil na Olimpíada de Tóquio
Alguns medicamentos usados com frequência podem viciar o organismo, principalmente aqueles para dormir ou controlar ansiedade. Isso acontece quando a pessoa usa o remédio sem controle e passa a achar que não consegue mais viver sem ele. Um remédio simples pode causar coceira, inchaço ou até algo mais grave. Muitas pessoas não sabem do que são alérgicas e só descobrem depois de se automedicar. Isso pode gerar sustos e até necessidade de atendimento de emergência. Em outros casos, ela pesquisa na internet e escolhe o que parece funcionar.
Por que as pessoas fazem Automedicação?
Além disso, o excesso de atividade física também está relacionado a fraturas de estresse geradas por sobrecargas repetidas. Uma matéria da BBC diz que não existe nada específico que defina um esporte como mortal, mas, geralmente, há atividades que oferecem um grau elevado de risco de morte. A pesquisa destaca que nem todas as mortes relacionadas a esportes decorrem de colisões. Por exemplo, apenas dois atletas, um maratonista e um ciclista, já morreram durante competições nos Jogos Olímpicos, ambos por insolação. Atividades aquáticas também apresentam risco de afogamento, com uma média de 11 mortes por dia nos EUA, muitas vezes envolvendo crianças.
O resultado é redução da performance em longo prazo (mais de dois meses) aliada à sintomas psicológicos. Este desequilíbrio leva a disfunção de vias metabólicas, bem como nas respostas imunitárias, inflamatórias, neurológicas e hormonais. É claro que, para quem é sedentário, o primeiro objetivo é começar a fazer exercícios, mas o médico do esporte lembra que, quanto maior a quantidade de exercícios, mais benefícios são obtidos. O diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Marcelo Bichels Leitão, destaca que é possível atingir o nível mínimo recomendado pela OMS fazendo atividades físicas no fim de semana.
Neste Dia Mundial da Atividade Física, celebrado neste sábado (6), confira quais são os malefícios do sedentarismo e os benefícios de uma vida fisicamente ativa. Capacetes, luvas, caneleiras, sapatos especiais, joelheiras, roupas especiais, coletes salva vidas para esportes aquáticos, óculos especiais, roupas acolchoadas ou com proteção para órgãos vitais. Esses são exemplos de alguns dos equipamentos de segurança na prática de esportes radicais. Porém, eles não vão te proteger de todos os tipos de lesões e riscos possíveis nos esportes.
Se você é um atleta, praticante de atividades físicas ou apenas um entusiasta, entender essas lesões é fundamental para manter-se ativo e saudável. A prevenção de lesões no esporte é fundamental para a saúde e o desempenho dos atletas. Implementar estratégias de prevenção pode ajudar a reduzir o risco de lesões e manter os atletas em boa forma física. Lesões no esporte são um risco significativo para atletas de todas as idades e níveis de habilidade.
Também é comum seguir o conselho de um parente ou vizinho que teve sintomas parecidos. Nesse processo, o organismo inala o oxigênio (O²) e expele gás carbônico (CO²), substância utilizada como sinal químico pelo mosquito, que tem sensores especializados na variação de CO² no ambiente. Isso porque ele indica a presença de um ser humano próximo e, consequentemente, uma possibilidade de encontrar sangue para se alimentar e produzir seus ovos.
Segundo o especialista, as bradiarritmias mais graves são os bloqueios atrioventriculares avançados de 2º ou de 3º grau, já que, geralmente, cursam com frequência cardíacas muito baixas e insuficientes para suprir as necessidades de sangue no organismo. "Esses tipos de arritmias, quando mais severas, podem necessitar do uso do implante de marcapasso cardíaco para elevar a frequência cardíaca até valores normais de funcionamento", afirma. Mesmo os medicamentos mais comuns podem causar tontura, enjoo, dor de estômago ou outros incômodos. Além disso, há risco de interação entre remédios, principalmente quando a pessoa já faz outro tipo de tratamento. Quando alguém toma um remédio e melhora por um tempo, pode pensar que está curada. Sem o diagnóstico certo, o tratamento é adiado e a doença pode piorar.