Estrutura do pneu
Estrutura do pneu

Essa matéria-prima é composta por uma mistura de borracha natural e sintética, onde cada tipo oferece suas próprias vantagens. A borracha natural proporciona resistência e elasticidade, fundamentais para o desempenho do pneu. Já a borracha sintética é responsável por aumentar a durabilidade e melhorar a aderência em condições adversas. A combinação desses materiais resulta em pneus que suportam uma vasta gama de climas e superfícies.

Essa tabela utiliza o mesmo padrão melhor loja de pneus online visual das demais etiquetagens utilizadas em eletrodomésticos e automóveis. O primeiro pneu surgiu em 1845, criado pelo inglês Robert Thompson. A invenção consistia em recobrir uma roda de madeira com uma câmera de ar. O antigo pneu pode ser levado ao borracheiro, para que você descubra se é possível fazer reparos ou se terá que comprar um novo. Se houver apenas pequenas fissuras, ele poderá remendá-las, e o custo não será tão alto.

Composição e estrutura de um pneu

Este tipo de desequilíbrio causa um desgaste mais acelerado dos terminais de direção e rolamentos do cubo, além de gerar trepidações no volante, o que é conhecido como shimmy. As trepidações que este desbalanceamento causam são até certo ponto absorvidas pela suspensão, mas tendem a causar um desgaste mais acelerado dos rolamentos do cubo e amortecedores. Não esqueça de verificar a pressão pelo menos 1 vez por mês, e sempre antes de viajar. Além disso, esses sulcos reduzem os ruídos e proporcionam uma maior aderência ao chão, seja molhado ou seco.

O que sustenta o pneu?

Principais componentes do pneu de carro

Por cima das cintas, também fazendo parte da carcaça, vai uma camada de borracha para evitar atritos internos. A carcaça do pneu é responsável por resistir à pressão, ao peso do veículo e a choques. Os pneus disponíveis na Achei Pneus indicam esses índices (veja imagem acima). Nas inscrições das laterais dos pneus é possível ler o tamanho, capacidade de carga e velocidade máxima para aquele pneu, modelo, origem, certificações de qualidade e data de fabricação. Todos os pneumáticos possuem estas informações em suas paredes laterais. Estes dados funcionam como o ''DNA'' do pneu e são de extrema importância para a segurança do motorista, além de úteis na troca dos pneus.

Estrutura circunferencial composta por telas têxteis e/ou metálicas cruzadas em ângulos muito baixos. Também contribui para as características de condução e a distribuição dos esforços pelo pneu. A primeira recomendação é que você pare o carro em um espaço plano. Ao estacionar para realizar a troca, também preste atenção à sua segurança. O veículo não pode deslizar, e o ideal é que o solo seja firme.

A CARCAÇA:

Normalmente a máquina de alinhamento tem quatro ganchos que estão conetados a uma máquina maior que funciona como um computador. Os quatro ganchos são conetados as roda e mandam informação de volta ao computador dizendo ao mecânico o que deve ser feito para melhor alinhar os pneus . O pneu será colocado de parede para cima (um por vez) em uma máquina específica para remover pneus do aro (não tente fazer isto sem uma maquina, é muito perigoso e há possibilidades do pneu explodir). O mecânico vai puxar a parede que esta de cara para cima para baixo com uma ferreamenta da máquinas fazendo que a parede do pneu se desgrude do aro. Depois vai ser enfiado uma bara de metal por em baixo da parede e vai levantar a parede suficiente para por o lado de baixo da parede por encima de uma barra que esta na maquina.

Cabelinhos – Essa não é exatamente uma parte do pneu, mas todos eles, quando novos, apresentam. São pequenos fios de borracha que, na verdade, resultam quando na fabricação pequenas bolhas de ar internas são eliminadas. Barras – As barras geram a tração e são a parte em contato com o solo.

Os “cabelinhos” dos pneus são resultado dos “respiros” dos moldes de fabricação, sua função é evitar que ar fique retido no momento da vulcanização do pneu. Ombro – A estabilidade do veículo também está ligada ao ombro dos pneus, que trabalham principalmente nas curvas. Estanque – Basicamente, o estanque é a parte interna que substitui a câmera nos pneus radiais. A quantidade extra de borracha é devido ao alto desgaste dessa parte do pneu, visto que precisamos fazer curvas o tempo todo quando estamos dirigindo. Ainda, as laterais são feitas de borracha especial super resistente e flexível para garantir o conforto necessário para o motorista. Nós já explicamos aqui no blog da Achei Pneus como é feita a fabricação de um pneu.

O primeiro ponto a ser observado é a data de fabricação do item. Independentemente do seu uso, o prazo da garantia contratual oferecida pelos fabricantes é de cinco anos. Isso deve ser respeitado para garantir o desempenho, a segurança de todos e a qualidade das peças do carro. Se você pensa que a vida útil de um pneu pode ser observada apenas a partir do desgaste da borracha, está enganado. Trata-se de um produto manufaturado e composto por diversos elementos, como vimos até aqui.

Esse cuidado na preparação é essencial para a funcionalidade do pneu. De maneira simplificada, o alinhamento é o procedimento responsável por ajustar o ângulo dos pneus, deixando-os sempre alinhados com o volante e paralelos entre si. Para saber se o pneu está na validade, procure a sigla “DOT” na lateral dele. Os quatro dígitos seguintes indicam a data de fabricação, sendo que os dois primeiros números correspondem à semana e os dois últimos ao ano. Por exemplo, "0320" mostra que o pneu foi fabricado na 3ª semana de 2020.

Para explicar melhor, um pneu que possui a marca 260/60, tem altura de 260 mm e a altura é 60% deste tamanho, totalizando 156 mm. Essencialmente, elas servem para estabilizar a rodagem e proteger a carcaça de impactos e perfurações. As cintas são também chamadas “lonas”, elas podem ser formadas por fios sobrepostos de poliéster ou nylon, mas em ambos os casos, serão revestidas por borracha.

Na DPaschoal o alinhamento é total, isto é, no eixo traseiro e dianteiro, em todos os ângulos, como recomendam as montadoras. Para quem não sabe, os pneus são parte fundamental da suspensão de um veículo. Desse modo, eles recebem maior carga de exposição, como trepidações, impactos diretos e indiretos com o solo, onde pode ocasionar um grande desgaste de outras peças. É muito importante que proprietários de veículos tenham consciência da importância de um bom pneu e jamais economizem na hora de trocá-los. Prefira sempre aqueles que são compostos com um tipo de borracha que ofereça maior ''grip'' (aderência), mesmo que sua durabilidade for menor, ou sejam mais caros. O pneu recauchutado é aquele que teve sua banda de rodagem e ombros substituídos por uma nova manta de borracha aplicada sobre a carcaça.

Alguns possuem mais sulcos que outros, o que significa que são mais aderentes, especialmente em dias de chuva. Diferentemente do que a maioria pensa, eles não são feitos somente de borracha. O Inner Liner, também conhecido como estanque, corresponde ao forro interno do pneu e são camadas de borracha que protegem a carcaça da umidade.