Em sala, comente os objetivos da aula com os estudantes e resgate o conceito de esportes de invasão. Se for preciso, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes. A categoria de esportes de invasão ou territoriais é constituída por modalidades cujo objetivo é invadir o espaço defendido pelo adversário para marcar pontos e, simultaneamente, proteger sua própria meta (GONZÁLEZ, 2006). Como exemplo de esportes de invasão pode-se citar modalidades bastante conhecidas, como o futebol, o futsal, o handebol, o basquetebol, e modalidades menos conhecidas, como o ultimate frisbee, o rugby, o futebol americano, o hóquei e o lacrosse. Após o término do planejamento, a interação dos jogadores de ambas equipes é modelado como um sistema dinâmico contínuo.
Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática. Aberto para meninos e meninas de 5 a 11 anos de todas as escolas, o projeto também tem como foco exercitar a disciplina e o respeito nos participantes, formando cidadãos de bem. Atualmente, existem cerca 19 mil brasileiros que usufruem dessas bolsas para estudarem e praticarem esporte em mais de 2.000 universidades renomadas. Todos fatores citados acima são importantes e que em ausência criam problemas de convívio, podendo perdurar até a vida adulta afetando a performance profissional.
Esporte, exercício físico e atividade física
Certamente uma das maiores descobertas que ajudou o homem a se tornar o ser dominante no planeta é o arco e flecha e postula-se que, depois da alimentação, a mais antiga forma de atividade humana é a que hoje se conhece por esporte (GUTTMANN, Senhor Esporte 1978). Aproveite as ideias e os conhecimentos desenvolvidos na Conversa inicial, com as devidas adaptações em razão das aulas remotas. Comunique aos estudantes que irão retomar e aprofundar conhecimentos sobre o esporte de invasão.
Se optar por utilizar as tabelas e aros do basquete, sugere-se que para cada cesta convertida se atribua 2 pontos e para cada bola que toque o aro se atribua 1 ponto. Resgate o conceito de que nestas modalidades o objetivo é sempre invadir o campo ou a quadra oposta com a finalidade de pontuar, arremessando, chutando ou carregando a bola até a meta adversária. Comente que nestas modalidades os papéis de ataque e defesa mudam constante e rapidamente e que poderão confirmar isso ao experimentarem o basquetebol. A seguir, proponha uma atividade na qual os estudantes deverão vivenciar uma modalidade de esportes de invasão e aprofundar os seus conhecimentos.
Brasil
Neste sentido, Personne (2001) aponta para os riscos à saúde que certos exercícios realizados de forma repetitiva podem gerar como sequelas de ordem locomotora, cardiovascular, endócrina, além de repercussões psíquicas. Rubio et al (2001) descrevem que a especialização esportiva na infância substitui o lúdico pela competência e a recreação torna-se competição; inserindo a criança precocemente no mundo adulto. No Brasil e no mundo, ele acontece geralmente em clubes ou instituições voltadas à competição, envolvendo quase sempre questões de interesse financeiro.
Brasil Escola
O esporte, com suas regras e hierarquias, pode ajudar na organização da sociedade, reforçando o conceito de senso coletivo e de respeito. Como o esporte vem sendo apreciado por grande parte da sociedade, ele “passa a ser apropriado, incorporado como um conhecimento a ser transmitido.” (MORENO e MACHADO, 2006, p.133). Para entender a dimensão social que o esporte tem como fenômeno cultural, basta dizer que hoje existem mais países filiados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e à Federação Internacional de Futebol Amador (FIFA) do que à Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar disso, "ao longo da história da educação física brasileira até os dias de hoje, a pedagogia do esporte, em grande parte, pouco se preocupou em educar considerando, e até mesmo respeitando, a complexidade das pessoas e dos fenômenos sociais." (SANTANA, 2005, p.1). Este estudo trata do esporte como um conteúdo pedagógico, procurando através de uma pesquisa bibliográfica conhecer e centrar nossa atenção no esporte. No contexto do esporte recreativo, educacional e competitivo procuramos analisar o mesmo a partir da modernidade e passamos a compreendê-lo como um fenômeno sociocultural de múltiplas possibilidades, e seu objetivo no processo formativo de adolescentes e jovens.
No entanto, a abrangência da representação do jogo possui aspectos originais tanto na abordagem de modelagem utilizada quanto no seu nível de detalhamento. A partir de uma perspectiva inter-disciplinar desta natureza, o presente trabalho tem como objetivo comentar alguns elementos estruturais de um modelo sobre os esportes coletivos de invasão, que integra a estratégia e a dinâmica do jogo, conforme proposto por LAMAS (2012). Além disso, o esporte ganha importância como ferramenta de inclusão social, pois mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial, ou seja, possui papel educativo pleno. Cabe ao professor de educação física oferecer desafios e instigar a criatividade do aluno através da exploração das potencialidades do esporte para este fim. O esperado é que os estudantes percebam que devem progredir em direção à cesta, trocando passes rápidos, os jogadores no ataque sem a posse de bola devem se deslocar para criar opções de jogada e, nesta atividade, a marcação individual é uma ação defensiva mais efetiva. O efeito desta abordagem metodológica no contexto esportivo pode ser observado pelos resultados decorrentes de estudos inter-disciplinares envolvendo o esporte e áreas como a engenharia, a ciência da computação, entre outras.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 81% dos adolescentes com idade entre 11 e 17 anos não realizam uma carga satisfatória de exercícios físicos em suas rotinas. “Além disso, o esporte auxilia na formação do aparelho cardiorrespiratório, no aumento da circulação sanguínea, em uma maior oxigenação do cérebro, no combate ao estresse e à ansiedade e ainda proporciona uma sensação de bem-estar”, destaca Egleizer Melo. Para o procedimento de pesquisa foi utilizada a bibliográfica e documental, a partir de uma abordagem indireta, usando fontes do tipo de publicações encontradas em livros e artigos.
O Críquete é um esporte de campo e taco no qual duas equipes com 11 atletas se enfrentam. O esporte em seu formato atual teve início no século XVIII, com o desenvolvimento de diversas modalidades e a criação das competições. Em 1896, o esporte atingiu um novo status, com a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.