Os jardins formais e simétricos de Versailles representam o estilo dominante na Europa até o século XVIII quando surgem os “english landscapes gardens” e os “french landscape gardens”, menos formais. Os jardins puramente ornamentais foram construidos por homens ricos através dos tempos, não apenas para seu deleite, mas como demonstração de status. Um dos mais famosos jardins antigos do qual temos notícia são os Jardins Suspensos da Babilônia, famoso por ser uma das maravilhas do mundo antigo. Para isso, vale inserir as suas plantas ao redor do corredor de entrada, entre um quadro e outro.
Oficialmente,o primeiro jardim botânico brasileiro foi fundado em 1798, em Belém, recebendo o nome de Horto Botânico do Pará e tinha como objetivo o cultivo de especiarias orientais. O Jardim Botânico de Grão Pará, como também era conhecido, tentou organizar cientificamente sua coleção e dar início ao estudo da botânica, mas foi desativado em 1870. Não obstante, uma terceira teoria diz que esses jardins de fato existiram, mas foram construídos pelo rei assírio Senaqueribe, em seu palácio em Nínive.
A origem do “jardim de infância”
Mas, existem vários pontos de vista divergentes em relação a esses jardins. Alguns afirmam que eles jamais existiram, devido ao fato de não haver algum documento que comprove a existência deles, tomando-os apenas como uma criação poética. Ainda, supõe-se que as evidências arqueológicas desses jardins se encontram no fundo do rio Eufrates, que ainda não pode ser escavado.
Os Jardins Sensoriais tiveram sua origem relacionada à terapia horticultural praticada em hospitais e Centros de Reabilitação da Inglaterra na década de 1970, sendo posteriormente adotado em escolas para pessoas com deficiências visuais. E claro, não podemos deixar de dar exemplos concretos para você se inspirar e criar o seu jardim de inverno. Conheça as principais inspirações que podem servir como base para você montar o seu próprio ambiente. Uma delas, e se não, a melhor escolha, é usar as próprias plantas para criar um jardim suspenso que toma toda a parede e fica superlindo, principalmente, na decoração da sala. Um jardim de inverno existe entre muitas coisas, para enriquecer seu ambiente. Por esse motivo, é importante que você contribua para a missão e utilize objetos decorativos agradáveis para o ambiente.
Por que jardim? Um pouco de história
Esses princípios são difíceis de replicar, pois envolvem a troca de gramíneas locais por espécies exóticas, além de lagos e grandes rochas que parecem artificiais para "anular" a vegetação circundante. Um canal subterrâneo chamado Qanat era usado para irrigar os jardins de regiões mais áridas. Os canteiros tinham rosas, violetas, papoulas e arbustos floridos. As paredes altas ofereciam privacidade e amenizavam o clima, permitindo que o jardim fosse usufruído durante todo o ano.
Voltado para crianças de 2 a 3 anos, é um conjunto de 8 pequenos cubos de madeira. É o primeiro de uma série de 4 conjuntos de blocos de madeira que ficam cada vez mais complexos. O objetivo do brinquedo é demonstrar a relação das partes com o todo.
FELIPPE, G.; ZAIDAN, L.B.P. Do Éden ao Éden: jardins botânicos e a aventura das plantas. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.
Independente da sua escolha, tenha em mente que a iluminação é um forte diferencial estético. Por isso, ao montar o design do seu espaço, certifique-se que luzes aconchegantes serão acrescentadas a ele. Afinal, o jardim precisa parecer confortável e receptivo para os seus convidados. Como falamos anteriormente, o local onde o seu jardim de inverno será instalado faz total diferença na hora de escolher as plantas que usar nele.
Esses detalhes irão servir como uma espécie de moldura para seu jardim de inverno, destacando ainda mais a beleza do ambiente. Para locais afastados da luz solar, é óbvio que você dará preferência por colocar plantas que não precisam da luz do sol. E claro, caso deseje montar o seu espaço no dormitório, vale escolher plantas próprias para o quarto. A arte desse tipo de projeto está em elementos práticos, como um caminho sinuoso que oferece vistas da casa e da paisagem circundante, além de uma cerca branca e uma árvore de grande porte.
Depois da primeira guerra mundial, e com a revolução industrial os grandes jardins foram sendo abertos à visitação pública. Existem lotes alugados e disputadíssimos exclusivamente para fazer jardim. Aproveite nossas dicas universais para todos os imóveis e monte um jardim de inverno lindo com a cara da sua casa. Mas claro, isso pode mudar completamente com a presença de um lindo jardim doméstico.
A partir disso, as crianças podem ser apresentadas aos conceitos matemáticos de soma, subtração, multiplicação e divisão. Essa pedagogia radical dos anos 1830 previu que o brincar poderia ser uma valiosa ferramenta na educação infantil e partia do princípio de que o aprendizado deve ser calcado no interesse e não na obrigação. Com esse fim, o alemão desenvolveu o Fröbelgaben, um instrumental pedagógico baseado em formas geométricas. Traduzido para o inglês como gifts, para o espanhol como regalos e para o português como dons, esses brinquedos educativos eram baseados na ideia de serem como dádivas. O pedagogo alemão Friedrich Fröbel (1782–1852) foi quem concebeu o primeiro sistema de ensino para crianças abaixo de 7 anos, na época consideradas pequenas demais para frequentar a escola.
Somente aos jardins de infância, de meio período, era concedido o direito do brincar. Nota-se, então que o brincar fica ligado à classe econômica de seus alunos. Os horários são rigorosos, atividades uniformes e pouca opção da criança.
Como consequência dessas expedições, houve o enriquecimento das coleções vivas dos jardins botânicos europeus, com espécies coletadas no Oriente e na América, motivando um generalizado intuito de aprendizagem. Observa-se, então, que houve uma mudança nas funções desenvolvidas nos jardins botânicos. O estudo das plantas medicinais, de interesse econômico, e sua introdução na agricultura foram deixados em segundo plano, passando a ser atribuições de instituições especializadas, como hortos. Essa mudança acarretou uma cisão entre a ciência pura e a aplicada, tornando os jardins botânicos europeus claramente dedicados à primeira. Além das grandes navegações, outro fator que contribuiu para a expansão dos jardins botânicos na Europa foi a publicação do Systema Naturae, de Carl Linné.
No entanto, no século seguinte o papa Alexandre VII concedeu à universidade um terreno para a construção do Jardim Botânico de Roma. Segundo o Alcorão, o paraíso suporte de vaso para planta seria um lugar repleto de águas, flores e árvores frutíferas. O conceito do jardim Chahar Bagh celebrava a beleza natural e reconhecia as imperfeições da vida.