Melancia engorda? Conheça benefícios incríveis da fruta
Melancia engorda? Conheça benefícios incríveis da fruta

Quando pensamos nela, a imagem que costuma vir na nossa cabeça é a da fruta de casca verde e polpa vermelha, caso da Crimson Sweet, que é a melancia mais comum no Brasil. A época de melancia vai de novembro a fevereiro - período em que a fruta está mais abundante e mais barata no mercado, e também com sabor e qualidade melhores. Cortar a melancia e consumi-la diretamente é a forma mais saudável de incluir essa fruta na rotina, pois assim são preservadas as fibras da mesma.

Você pode encontrá-lo naturalmente em frutas vermelhas, como melancia, tomate, damascos, laranjas vermelhas e rosa mosqueta. Como você extrai licopeno das frutas é que você começa por esmagá-los e, em seguida, extraí-lo dos sucos. O Quempferol o Viva Saúde tem uma receita de geleia de casca de melancia sensacional é um dos bioflavonoides e encontrado em plantas e alimentos derivados de plantas. A quercetina é um tipo de antioxidante bioflavonoide abundante na dieta humana, por exemplo, as cebolas são consideradas uma fonte rica de quercetina.

O consumo de frutas, verduras e legumes é uma indicação do Ministério da Saúde para quem deseja ter hábitos alimentares mais saudáveis. A melancia se espalhou por diferentes continentes ao longo da história, impulsionada por rotas comerciais e migrações humanas. Na China, a cultura da melancia foi introduzida por volta do século X; na Europa, por volta do século XIII; e na América, no século XVI.

A arginina tem um papel fundamental no corpo, ajuda a curar mais rapidamente, ajuda na divisão celular e na remoção de amônia. A quantidade de citrulina varia com cada fruta e pode ser encontrada em praticamente todas as partes da fruta, incluindo as sementes. Além disso, a fruta da melancia é considerada uma rica fonte de vitaminas A, B, C e E e minerais K, mg, Ca e Fe e antioxidantes, como fenólicos e carotenoides. Os flavonoides encontraram recentemente mais atenção por causa de seus papéis sugeridos contra os radicais livres. Sucos normalmente são coados e não preservam as fibras, tendo ali um maior teor de carboidratos isolados — explica a nutricionista. Por apresentar baixíssimo teor de gordura, colesterol e calorias, a melancia pode auxiliar no emagrecimento.

Queridinha do verão, a melancia é uma das frutas mais completas para o organismo. Poucos sabem, mas a melancia é um alimento que proporciona uma série de benefícios à saúde. Além disso, a melancia possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas e digestivas capazes de ajudar na prevenção de diversas doenças. A melancia, que é composta principalmente de água, destaca-se como uma excelente fruta para contribuir com a hidratação do corpo, especialmente após atividades físicas e em dias quentes. Além disso, sua rica presença de vitamina C fortalece o sistema imunológico e facilita a absorção de ferro. Outro aspecto relevante é a presença de potássio, que exerce efeitos benéficos na saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças do coração.

Qual a parte mais importante da melancia?

benefícios do tamarindo para a saúde (e como usar)

Outro destaque importante para a fruta é a capacidade de ajudar a reduzir os riscos de complicações por causa de condições crônicas, como doenças cardiovasculares e diabetes. Por meio do licopeno, a melancia auxilia na melhora da saúde circulatória e retarda o processo de envelhecimento. A fruta ainda tem propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. De acordo com Cindy, isso ajuda a proteger as células do rim contra lesões oxidativas, inflamações e infecções - processos que poderiam levar à urolitíase (formação de pedra no rim). A nutricionista comenta que a melancia também evita o cálculo renal por ser capaz de reduzir o pH da urina, como também os níveis de uréia e creatinina no sangue.

Algo interessante é que eles encontraram mais citrulina em melancias amarelas ou douradas em vez de tipos avermelhados e mais maduros, assim como a casca contém mais do que qualquer outra parte. Citrulina combate doença de Alzheimer, demência, fadiga, fraqueza muscular, doença falciforme, disfunção erétil, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, musculação, aumento de energia, etc. A semente possui diversas vitaminas e minerais, além de aminoácidos que não estão presentes na polpa - o que potencializa o valor nutritivo da fruta. Possuindo antioxidantes como beta-caroteno, luteína e zeaxantina, a melancia é uma grande aliada na prevenção de doenças oculares e manutenção da boa visão. Catarata, degeneração macular e cegueira noturna são prevenidas em quem tem uma dieta rica nessa fruta.

Mesmo contendo poucas calorias, a melancia tem frutose - o que pode representar um prejuízo se consumida em excesso. Portanto, a nutricionista Cindy Cifuente aconselha comer até duas fatias de 100g cada por dia. Entretanto, a nutricionista Cindy Cifuente alerta que o consumo isolado de frutas não é indicado, pois causa picos de açúcar no sangue - levando até mesmo à hiperglicemia. O consumo da fruta também diminui a sensação de fome, graças ao seu grande teor de água e fibras. Quando iniciamos alguma dieta ou entramos em um processo de reeducação alimentar, é comum sentir falta de comer doces. A melancia é uma excelente opção para driblar essa vontade, já que ela é doce, pouco calórica e uma escolha muito mais saudável.

Esse composto ajuda a expandir os vasos sanguíneos para que o coração não precise trabalhar tanto para bombear o sangue pelo corpo. Além do mais, algumas evidências sugerem que a própria melancia – não apenas a citrulina – pode ajudar seu corpo após o exercício. Um estudo mais antigo deu aos atletas suco de melancia puro, suco de melancia misturado com citrulina ou uma bebida de controle.

Sendo assim, a melancia além de ser uma fruta deliciosa e refrescante também pode ser uma boa aliada na prevenção do câncer. As vitaminas A e C são antioxidantes, enquanto as vitaminas do complexo B auxiliam no sistema imunológico e contribuem para a saúde de diversos pontos do organismo, como intestino, pele e cabelo. O potássio, especialmente, funciona como um vasodilatador, ajudando a relaxar as tensões nas veias e artérias. A hidratação promovida pela melancia ajuda a diluir as substâncias que podem formar pedras nos rins. Além disso, o potássio contido na fruta ajuda a regular e manter saudáveis os níveis de ácido no corpo, reduzindo a formação de cálculos renais. Além disso, essa fruta também possui potássio, um mineral que favorece a saída do excesso de sódio do organismo através da urina, ajudando a regular a pressão arterial.

Seu sabor doce e refrescante é apreciado mundialmente e é ela consumida comumente em fatias frescas, sucos e doces. Cada uma dessas formas não só ajuda a diversificar como você pode incorporar melancia na sua dieta, mas também maximiza a absorção de seus nutrientes essenciais. Aproveitar a melancia em diferentes preparações pode ajudar a garantir que você receba uma variedade de benefícios de saúde de maneiras deliciosas e refrescantes. Os antioxidantes como o licopeno e a vitamina C presentes na melancia ajudam a combater os radicais livres no corpo, protegendo contra inflamação e o envelhecimento celular. A melancia contém uma boa quantidade de fibras, que são essenciais para a saúde digestiva.

Receitas saudáveis com melancia

A melancia é uma fruta com propriedades protetoras contra doenças renais e ajuda a manter a urina limpa, já  que possui propriedade diurética. Além disso, também possui esteroides e alcanos como principais constituintes da polpa, o que poderia ajudar a prevenir a formação de pedra nos rins. A melancia é uma fruta que possui grande quantidade de água, de forma que exerce um efeito diurético no organismo, ajudando a desinchar e a eliminar o excesso de líquidos do corpo através da urina.

Alguns cuidados importantes

O licopeno é uma das substâncias responsáveis por diferentes benefícios de comer melancia. Além de contribuir para a prevenção de doenças cardíacas e câncer, o licopeno também ajuda na redução dos níveis de colesterol. Os carboidratos presentes na melancia fornecem energia ao organismo e auxiliam nas atividades diárias. Ademais, a presença de fibras contribui para uma melhor digestão e o bom funcionamento do sistema gastrointestinal. Vale destacar que o baixo teor calórico torna a melancia uma opção saudável para aqueles que buscam controlar o peso. Além disso, a melancia também possui potássio e magnésio, minerais que são importantes para prevenir a fraqueza muscular, melhorar a contração muscular e as cãibras durante a prática de atividade física intensa.

Depois, acrescentar a entrecasca da melancia, o tomate e o louro e deixar no fogo médio durante alguns minutos até que fique tudo bem macio. Adicionar a água, a salsa e a cebolinha e depois de pronto, servir com um prato de carne ou peixe. Além disso, o licopeno é capas de aumentar a concentração de colesterol HDL, promovendo a saúde do coração. Isabella Farias é nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/SP.