Para se enquadrar na definição de pioneiro que tenha inspirado os atuais, o automóvel deveria ter motor a combustão interna e funcionar com um combustível líquido. Em realidade, não era segredo para ninguém que os desenvolvimentos e patentes de motores de combustão interna estavam avançando muito rápido e quem patenteasse mais projetos, poderia garantir um futuro promissor com os direitos de propriedade. Com o século 19, o uso do vapor como forma de propulsão já não era assim tão viável para veículos terrestres, exceto as locomotivas. O primeiro meio de transporte a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover foi um automóvel que continha somente três rodas e foi criado no ano de 1885 por um alemão de nome Karl Benz. A palavra carro tem origem da palavra em latim carrus ou carrum que siginica veículo com rodas. Por sua vez, estes se tem origem da palavra gaulesa karros que significa uma carruagem ou carroça qualquer puxado por cavalos.
Vale ressaltar que garantiu essa viagem utilizando o modelo criado por seu marido, para mostrar que o carro era bom e seguro. Mary Ward se tornou uma das primeiras vítimas fatais de acidentes de automóvel, sendo documentado em 1869 em Parsonstown, Irlanda, nos Estados Unidos, Henry Bliss Serviços automotivos um dos primeiros pedestres mortos por um automóvel em 1899, em Nova Iorque. É interessante lembrar que os primeiros pneus de borracha foram usados em carros em 1895 como adaptação dos pneus antes usados em bicicletas pelo francês Edouard Michelin, e duravam, em média 150 quilômetros.
O automóvel como o conhecemos exigia um novo salto tecnológico, que seria dado com a invenção do motor a explosão e a descoberta de que se podia usar petróleo como combustível, o que ocorreu a partir de 1850. Ainda no final do século XIX, dois engenheiros alemães, Karl Benz e Gottlieb Daimler, montaram duas fábricas concorrentes de automóveis movidos a gasolina e, por isso, são considerados os pioneiros do carro moderno. Daimler e Benz iriam, aliás, se unir em 1926, criando a Daimler-Benz, cujos carros, com o nome Mercedes-Benz, são vendidos ainda hoje. Todos os primeiros quilômetros da evolução da máquina foram percorridos na Europa. Os Estados Unidos, que até o início do século 20 só copiavam os avanços tecnológicos, mudaram essa história em 1908, quando o industrial Henry Ford passou a produzir carros padronizados em massa.
Foi registrado no serviço alemão de propriedade industrial em 29 de janeiro de 1886 sob o código DRP-37435. Karl Benz nasceu na cidade de Karlsruhe, na Alemanha, em 25 de novembro de 1844.
A partir de então teve início a corrida pela produção e venda de automóveis, iniciada por uma empresa francesa conhecida pelo nome de Panhard et Levassor. No ano de 1892, o conhecido Henry Ford fabricou seu primeiro carro, o Ford, na América do Norte. Através de todas essas informações, podemos perceber a importância da criatividade e inventividade de Karl Benz, o criador do carro, que possibilitou o desenvolvimento do meio de transporte mais popular do mundo. Benz adicionou mais uma roda em seu veículo para que ele fosse mais estável e fácil de dirigir. É claro que atualmente não utilizamos pólvora nos motores, mas essa invenção foi mais um passo rumo à criação do veículo que utilizamos atualmente.
Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Apesar de todos estes automóveis serem armados no Brasil, suas plantas eram idealizadas nas sedes européias e norte-americanas, sendo que grande parta de peças e equipamentos necessários eram importados. No Brasil e em vários outros países pertencentes à América Latina o progresso automotivo só veio após o término da Segunda Guerra Mundial. Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app. Se o Brasil ainda não é um país de primeiro mundo, imagine então a 200 atrás.
Se a invenção do avião é discutida até hoje, a do automóvel é atribuída sem questionamentos a Carl Benz. Seu primeiro automóvel (de 1870), não passava de um carrinho para transporte de material. Foi na década de 30 que algumas fábricas estrangeiras começaram a investir no Brasil; as duas primeiras a por em funcionamento suas linhas de montagem foram a Ford e a General Motors. Quando a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim os fabricantes decidiram investir em uma frota mais econômica, os carros seriam mais condensados e produzidos em seqüência.
Nos dias atuais, a Mercedes-Benz se destaca como uma das marcas que produz os modelos de carro mais desejados pelo público, por seu design, tecnologia e conforto. Por mais que não pareça nada demais para nós hoje em dia, na época, o invento foi uma grande inovação, pois introduziu ao mundo o que hoje, após muita evolução, conhecemos como carro. Para isso, contou com a ajuda de August Ritter, que se tornou seu sócio no negócio. Em 1883, Karl Benz formou uma nova empresa, a Benz & Companie Rheinische Gasmotoren-Fabrik, que se dedicava à produção e manutenção de bicicletas.