Os efeitos colaterais do Chá de Cogumelo podem variar de pessoa para pessoa e dependem da dose consumida. Alguns dos efeitos mais comuns incluem náusea, vômito, ansiedade, paranoia e confusão. A dilatação das pupilas pode ter a ver com o aumento da produção de serotonina, que é um dos efeitos do chá. Cogumelo azul nada mais é do que um fungo chamado Lactarius indigo que tem uma coloração azul e, quando consumido, provoca efeitos alucinógenos no indivíduo. Com relação à legalidade, no Brasil as substâncias psilocibina e psilocina (encontradas nos cogumelos) são consideradas ilegais.
Dicas de como tirar a vontade de usar drogas
Também é recomendável começar com uma dose baixa e aumentar gradualmente, para evitar efeitos colaterais intensos. Os efeitos da psilocibina podem durar de 4 a 6 horas e incluem alterações na percepção visual, aumento da introspecção e sensação de conexão com o universo. Desde 1960 crescem os relatos do chamado transtorno perceptivo persistente por alucinógenos, que é quando as alucinações voltam mesmo depois de muito tempo da ingestão de drogas como o LSD e o chá de cogumelo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York observou os efeitos da psilocibina em pacientes com câncer e também com ansiedade. Um dos participantes, Nick Fernandez, afirmou que a substância proporcionou a ele uma experiência inédita de plenitude, que o ajudou a ver a própria ansiedade de uma maneira diferente, como algo com que não deve se preocupar.
O abuso de drogas alucinógenas aumenta o risco de acidentes de trânsito, afogamento, quedas, sexo desprotegido, entre outros. Junto com as alucinações visuais, as mudanças no pensamento são um dos efeitos mais comuns que causam a “brisa boa” que muitos curtem ao tomar o chá de cogumelo. São pensamentos não lineares, ideias criativas e sensação de ter insights profundos. Além disso, pessoas também relatam experiências de insights espirituais, de conexão com o universo e de compreensão mais profunda da existência humana. Após o consumo do chá de cogumelo, os efeitos surgem após 25 a 30 minutos e duram entre 4 e 6 horas.
Em uma assadeira grande, distribua as fatias de cogumelos, uma ao lado da outra, em uma única camada. Leve ao forno pré-aquecido, sob temperatura de 65°C, por cerca de 60 minutos. Cogumelos alucinógenos conectam regiões do cérebro que são mais segregadas em pessoas com depressão, abrindo caminho para tratar a doença de forma diferente do que com medicamentos convencionais. O tempo de duração de uma bad trip é bastante relativo e depende do organismo do usuário, da quantidade, qualidade da substância consumida e de como ele irá lidar com a situação. O efeito da maconha no organismo dura cerca de 3 horas quando inalada e pode chegar a 6 horas quando ingerida em grande quantidade.
Muitas pessoas utilizam substâncias que as levam para uma realidade inexistente. Um exemplo é o uso de cogumelos alucinógenos, que fazem com que nosso corpo perceba coisas que não estão acontecendo, ou seja, causam alucinações. O princípio ativo dos principais cogumelos alucinógenos, também chamados de mágicos, é a psilocibina. Esses efeitos dos cogumelos alucinógenos podem durar cogumelos mágicos de 30 minutos a 4 horas após a ingestão e variam conforme o tipo e a quantidade de cogumelo consumida, o peso, a idade e o estado de saúde da pessoa.
Assim, uma pessoa que consome um cogumelo alucinógeno pode ter o funcionamento do seu Sistema Nervoso Central alterado, provocando sensações irreais. Ou seja, o indivíduo vê, sente e ouve coisas que não estão acontecendo verdadeiramente. A galera geralmente promove todo uma "caravana" para ir até uma fazenda e encontrar a planta nas fezes das vacas. Mas no pasto onde a maioria procura, podem estar cerca de 10 espécies diferentes. Pode ser encontrada no organismo até 2 dias no sangue, 4 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e até 180 dias em pelos do corpo e raspas de unha.
Vale ressaltar que a quantidade ingerida e a qualidade do cogumelo alucinógeno também podem impactar esses efeitos. Dessa maneira, quando a psilocibina entra em contato com o nosso cérebro e nosso Sistema Nervoso Central de maneira geral, podemos sofrer com alucinações auditivas e visuais. Mas, além disso, é possível ainda perceber uma distorção da realidade, ou seja, não há um acréscimo de figuras ou sons irreais, mas sim, o que é real é distorcido. Além disso, é valioso destacar que, sim, ainda podem ser encontrados outros tipos de cogumelos que são maléficos para a nossa saúde de maneira geral, sendo então, venenosos. Há quem sinta os efeitos durante 4 horas, enquanto outras pessoas podem sentir por um pouco mais de tempo.
Ela ativa os receptores de serotonina principalmente no córtex pré-frontal. Os principais componentes alucinógenos dos cogumelos são a psilocibina e a psilocina. Quando consumidos, esses compostos se ligam aos receptores de serotonina no cérebro, alterando a atividade neural e afetando a percepção, o pensamento e as emoções. O Chá de Cogumelo é uma bebida feita a partir de cogumelos alucinógenos, também conhecidos como cogumelos mágicos. Eles contêm compostos psicoativos, como a psilocibina e a psilocina, que podem alterar a percepção, o pensamento e as emoções.
Ao que parece, isso tem mais a ver com diferenças de habitat, como viver em árvores, e com a necessidade de se proteger de predadores. No caso dos escorpiões, estudos sugerem que eles podem ser capazes de usar seus exoesqueletos brilhantes para sentir a luz ultravioleta e se afastar dela, talvez como uma forma de se esconder em noites de luar. Outro trabalho descobriu que as aves preferem comer lagartas que não sejam fotoluminescentes, sugerindo a possibilidade de os insetos usarem o brilho ultravioleta como forma de alertar predadores. O cogumelo porcini abocanhou o primeiro lugar, sendo eleito a melhor escolha para retardar o envelhecimento precoce e o risco de câncer. Pode ser encontrada no organismo até 3 dias pelo exame de urina, 3 dias pelo cabelo e menos de cinco horas pelo exame de sangue. Pode ser encontrada no organismo até 30 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e 2 semanas pelo de sangue.
Para que Serve Chá de Sene? Emagrece? Benefícios e Receita!
Também é importante evitar o consumo do Chá de Cogumelo em ambientes desconhecidos ou sem supervisão adequada. Isso pode aumentar o risco de acidentes ou comportamento imprudente. Pessoas alérgicas não devem consumir o cogumelo, mesmo que seja para preparar pratos e alimentos. O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Pessoas que tomam o chá geralmente reportam que a noção de tempo fica distorcida e que a sensação que se tem é de que tudo está passando mais lentamente do que o normal. Uma pessoa com intoxicação por cogumelo pode ter alucinações, sintomas gastrointestinais, etc. Sem intervenção médica, a morte pode ser uma consequência no caso de envenenamento grave. Os efeitos podem ser variáveis de pessoa para pessoa, no qual uma pode ter mais “visões” psicodélicas enquanto outra vive mais episódios de flashback. Apesar de encontrar fotoluminescência por toda parte em mamíferos, Reinhold afirmou que descobrir a sua função é difícil. Mas ela mantém a esperança e se pergunta se estudar o fenômeno durante o dia, quando a luz UV é dezenas de milhares de vezes mais forte que a luz da lua, poderia fornecer pistas.
Faz mal comer cogumelos?
Os efeitos da psilocibina têm caráter alucinógeno na maioria dos casos. Após a ingestão da substância (através do chá de cogumelo ou do cogumelo desidratado e moído, por exemplo) o indivíduo leva tipicamente cerca de 15 a 45 minutos para começar a sentir os efeitos. Os efeitos psicológicos do uso são alucinações visuais e táteis, aumento na sociabilização e velocidade de pensamento, porém em altas dosagens a pessoa perde total contato com o mundo ao seu redor. Se ingerido como comida ou seu extrato em bebidas pode causar envenenamento por fungos. Como a psilocibina age no corpo A psilocina atua sobre os receptores do cérebro, induzindo efeitos psicodélicos.