Misturar ar comprimido com nitrogênio pode bagunçar a calibragem. Amiga, essa é uma pergunta que faz toda a diferença na segurança, no conforto do seu carro e até no melhor loja de pneus online seu bolso! E pneu muito cheio também não rola, fica desconfortável e ainda pode estourar com mais facilidade. Sobretudo nos carros atuais, onde já são muitos os modelos que monitorizaram a pressão dos pneus, informando-nos da pressão atual e perda de pressão. A manutenção preventiva de carros, ou revisão preventiva, é uma das principais formas de garantir que o veículo esteja sempre em boas condições.
Se não tem como hábito verificar a pressão dos seus pneus regularmente, nunca é tarde para começar a fazê-lo. A maioria dos fabricantes recomenda que se verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês ou antes de uma viagem longa. Amiga, escolher o pneu certo pode parecer um desafio, mas calma que eu te ajudo! Existem vários tipos de pneus no mercado, cada um com suas características e indicações. Para fazer a melhor escolha, você precisa levar em conta o tipo de carro que você tem, o seu estilo de direção e as condições das estradas que você costuma percorrer. A manutenção preventiva em carros é sobre segurança, economia e, claro, praticidade.
Seguir essas recomendações prolonga a vida útil do veículo e garante mais segurança ao dirigir. Aprender como fazer manutenção preventiva em carros ajuda a evitar problemas que poderiam ser resolvidos com antecedência. Quem realiza a manutenção preventiva no carro regularmente garante mais segurança e economia. Neste texto, vamos te explicar o que é a manutenção preventiva de carros, sua importância e quais os principais tipos. Alinhamento e balanceamento também são essenciais para manter seus pneus em bom estado e garantir uma direção segura e confortável.
Vai viajar de carro este Natal? 9 dicas para uma viagem mais segura
O importante é escolher um local de confiança, com profissionais qualificados para realizar o serviço corretamente. O recomendado costuma ser verificar a calibragem dos pneus ao menos uma vez por mês e antes de viagens mais longas. Alguns carros possuem pressões diferentes para os pneus dianteiros e traseiros. Deve verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês. Outra alternativa é comprar um equipamento portátil de encher pneu de carro, que possui a vantagem de atender a situações de emergência e de evitar filas em postos. O único cuidado que você precisa ter é fazer a calibragem com os pneus frios, pois se estiverem aquecidos, interferem na pressão detectada pelo equipamento, trazendo menos precisão.
Sim, a calibragem dos pneus varia de acordo com o tipo de veículo. Não se esqueça de calibrar o estepe também, pois ele é tão importante quanto os demais pneus. Entre as muitas informações presentes no flanco (parede) do pneu, existe uma também sobre a pressão.
Vida útil maior para o pneu
Outro ponto importante a considerar é que a pressão dos pneus deve ser ajustada se o veículo estiver carregado com peso extra. Essa informação geralmente também está disponível no Manual do Proprietário, especificando a pressão recomendada para veículos carregados. Agora que entendemos a importância da calibragem, surge a questão de quando e como realizar esse procedimento. Idealmente, a calibragem dos pneus deve ser feita a cada 15 dias ou antes de viagens longas.
Perguntas frequentes sobre a manutenção preventiva de carros
Não fique utilizando o automóvel nem sempre na reserva, pois além de ser prejudicial para a bomba de combustível. Aquaplanagem é quando uma película d’água impede que os pneus encostem no asfalto, tirando toda a estabilidade do veículo. Ainda não tens conta criada na Razão automóvel para poderes ter todos os alertas. Os pneus são da Pirelli e replicam os originais do Ferrari 288 GTO, mas com novos componentes.
De repente, parece que a tarefa de colocar ar nos pneus é mais complexa do que parece. Se é novo por estas andanças, ou se precisa de um simples refrescar de memória, este artigo é para si. Pneus muito desgastados costumam fazer mais barulho ao rodar. Se você notar uma diferença significativa no ruído dos pneus, verifique o desgaste e considere a troca. Essas condições desgastam o carro mais rápido, o que exige manutenções preventivas mais frequentes no carro e maior atenção aos itens como pneus, suspensão e sistema de arrefecimento. Seja pelo tempo, uso ou condições, o importante é não negligenciar os cuidados.
Esse foi o tema do programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito. Não se esqueça de verificar periodicamente a pressão do pneu estepe. Embora raramente utilizado, o estepe precisa estar devidamente calibrado para garantir que ele funcione de maneira eficiente em caso de necessidade. Muitas vezes, motoristas esquecem de calibrar o estepe, o que pode causar problemas durante emergências. As condições climáticas também influenciam a calibragem dos pneus.
Assim, o motor precisa trabalhar mais para fazer o carro rodar. Além da segurança, a calibragem também causa impactos na economia do motorista, visto que o pneu vazio consome mais combustível. É fundamental, entretanto, que a calibragem seja feita na pressão correta, pois deixar o pneu acima do ideal também pode trazer prejuízos. Como já citado em dias de chuva, pneus que não estão com a calibragem ideal não tem o mesmo contato com o asfalto, assim podendo ocasionar um acidente ou uma aquaplanagem. Ao longo do tempo, o desgaste dos pneus se torna ainda mais evidente com a perda irregular da borracha e os danos na banda de rodagem.
Essa tarefa não é só para quem entende de mecânica — qualquer motorista pode (e deve) cuidar do carro com um pouco de organização e conhecimento. “A engenharia por detrás dos pneus vem sendo aprimorada ao longo de décadas. E muito mais do que atribuir conforto para os passageiros, os pneus são peças fundamentais para tração, estabilidade e frenagem. Ou seja, o funcionamento e utilidade mais elementar dos veículos, depende dos pneus”, explica.
Durante o inverno, por exemplo, a pressão dos pneus tende a cair devido às baixas temperaturas. Por isso, é fundamental realizar a calibragem com mais frequência durante períodos mais frios. No verão, o calor excessivo pode aumentar a pressão dos pneus, sendo necessário ajustá-los conforme as condições climáticas. Aqui na UB, cuidamos não só da proteção do seu veículo, mas também da sua segurança nas estradas. Por isso, incentivamos nossos associados a realizarem manutenções preventivas como a calibragem regular dos pneus. Um carro bem cuidado reflete diretamente em uma direção mais segura e econômica.