Ortopedia: o que é, o que se trata e quando procurar o médico
Ortopedia: o que é, o que se trata e quando procurar o médico

Sua tecnologia avançada permite identificar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que podem resultar em quadros inflamatórios ou dolorosos, por exemplo. Quando se trata dos membros inferiores, eles podem tratar uma ampla variedade de condições, lesões e distúrbios que afetam essa região do corpo. Em muitos casos, a colaboração entre ortopedistas e fisioterapeutas é benéfica, e ambos os profissionais podem trabalhar em conjunto para garantir o melhor resultado para o paciente. Fisioterapeutas são especialistas em fortalecimento muscular e reabilitação, o que pode ser fundamental no tratamento de condições nos membros inferiores.

principais sintomas de reumatismo nos ossos

As principais regiões que necessitam de intervenção cirúrgica geralmente são o quadril, a coluna e o joelho. Quando as doenças ortopédicas atingem estados severos ou quando ocorrem fraturas e lesões graves, é preciso auxílio de um cirurgião ortopedista. O exercício é benéfico para todos os problemas ortopédicos, mas deve ser adaptado conforme a lesão que o paciente possui.

Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

Assim, é muito comum que as pessoas constantemente conectadas costumam apresentar problemas como cansaço excessivo e dores constantes na região das costas e falanges. Dessa forma, tais sintomas apresentam a necessidade de uma mudança pela parte do indivíduo, além de uma consulta com o médico ortopedista. Posteriormente, o paciente passa por uma avaliação cinemática dos movimentos corporais. O objetivo é examinar a organização dos ossos e músculos em resposta à gravidade e às forças que atuam no corpo humano. Para essa finalidade, empregamos um software especializado de análise de movimento chamado TrataScan.

Otorrino: o que é, o que trata e quando procurar o médico do nariz, garganta e ouvidos

Pode prevenir, pesquisar e tratar enfermidades que venham a prejudicar os músculos, ossos, articulações, tendões e ligamentos. A Ortopedia, ao contrário de outras especialidades, incorpora o atendimento de pacientes de todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos. É importante ressaltar que o ortopedista cuida de problemas musculoesqueléticos que incluem ossos, músculos, articulações e tendões. Já o fisiatra está indicado para os casos de dor crônica nos músculos ou nas articulações, assim como nas dores crônicas de coluna.

É o momento ideal de procurá-lo, para que esse possa diagnosticar com precisão a causa de tal problema e, assim, seguir com um tratamento adequado. Em alguns casos, os médicos ortopedistas aconselham os seus pacientes para não realizar determinadas tarefas ou atividades no seu dia a dia que possam prejudicar o tratamento ou que possam levar ao desenvolvimento de novas lesões. O médico ortopedista é formado em medicina e especializado em ortopedia, permitindo que ele trate lesões e disfunções na locomoção em todas as partes do corpo.

As lesões musculares são muito frequentes em pacientes mais jovens e praticantes de atividades físicas. Tendo isso em vista, torna-se cada  vez mais constante a necessidade de ter uma consulta com o médico especialista na área de ortopedia. Principalmente, se as dores nas articulações, ossos, tendões e entre outras áreas já citadas estão persistindo ou incomodando. Além disso, alguns médicos ortopedistas podem se especializar em áreas específicas, como cirurgia de quadril ou cirurgia de joelho. É também possível que o médico ortopedista faça apenas o acompanhamento de pessoas que tenham propensão para o desenvolvimento de problemas ortopédicos. No seu dia a dia, o médico ortopedista realiza consultas, atendendo os pacientes em consultórios, clínicas de ortopedia, ou em hospitais, públicos ou privados.

Também cabe aos médicos dessa área operar, quando necessário, as situações advindas destes segmentos. Um ortopedista é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas relacionados ao sistema musculoesquelético. O objetivo primário de um ortopedista é ajudar os pacientes a recuperar a função, mobilidade e aliviar a dor associada a condições Ortopedista moema ortopédicas. Além disso, os ortopedistas também podem ser especializados em áreas específicas, como cirurgia de coluna, cirurgia de mão, cirurgia de joelho, entre outras. Eles trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para garantir uma abordagem abrangente e eficaz no tratamento dos pacientes.

Ele é responsável por diagnosticar as lesões que estão a comprometer o sistema locomotor, e tratá-las. Os ortopedistas e os fisioterapeutas são profissionais da saúde muito importantes e essenciais para a manutenção do nosso estado físico. O fato é que ainda hoje, muitas pessoas se confundem a respeito das duas especialidades e não sabem qual dos dois profissionais devem procurar caso tenham algum problema muscular, tendíneo, ou ósseo. A artrose, ou osteoartrite, é uma doença degenerativa crônica que provoca sintomas como dor, inchaço, deformação e rigidez nas articulações, podendo afetar a articulação do joelho, ombro, quadril ou coluna. Dessa forma, essa especialidade está ligada com problemas envolvidos com o sistema musculoesquelético.

Isso é possível pela prática de exercícios físicos regulares, com auxílio de profissionais de educação física para a correta execução de exercícios, e, também, bons hábitos alimentares, que mantêm o peso ideal. O ortopedista é um profissional requisitado em todas as idades, desde crianças até idosos. Adultos jovens costumam ser os que mais sofrem lesões musculoesqueléticas, sendo os que mais procuram atendimento ortopédico.

Dependendo da situação diagnosticada, o tratamento indicado pelo ortopedista pode envolver outros médicos e profissionais da saúde, como reumatologista e fisioterapeuta, por exemplo, promovendo a maior qualidade de vida da pessoa. Todos temos conhecimento da importância dos profissionais da saúde em nosso dia a dia. Em cada etapa somos tratados e acompanhados por um profissional especializado que tem como principal objetivo, diagnosticar e tratar eventuais problemas, visando sempre nossa qualidade de vida. No Grupo NotreDame Intermédica, centenas de profissionais de saúde, com especialidades distintas, estão à disposição dos beneficiários. Muitas vezes, podem surgir dúvidas de qual especialista procurar ou, até mesmo, qual é o mais indicado, de acordo com os sintomas. Por outro lado, o médico ortopedista é capaz de tratar distúrbios mecânicos, além de prevenir, diagnosticar e reabilitar o sistema musculoesquelético.