O cinema como ferramenta de impacto social
O cinema como ferramenta de impacto social

Nem tudo é sobre problemas e guerras, a beleza também é um tópico bastante abordado. Grandes descobertas e nomes importantes sempre tem espaços nas produções cinematográficas. Em 1932 a Technicolor desenvolveu um novo sistema muito mais barato e tinha cores mais vibrantes ao serem projetadas.

História do cinema

Em outras palavras, os fundamentos a seguir delineados funcionam como perspectivas, como modos de ver ou iluminar o fenômeno cinematográfico. O que chamamos de fundamentos não mais são que os miradores, cujas paisagens - exploradores que somos - paramos para investigar, as quais, embora sejam sempre as mesmas, comportam percepções e saberes diferentes de acordo com o ponto de vista elegido. Elegemos, para nosso percurso em torno do cinema, sete paragens, expressas como fundamentos. O que se fundamenta, portanto, não é o cinema em si, mas a perspectivação de sua dimensão educativa.

Educação motivada pela cultura

É uma animação que também pode trazer à baila diferentes temas como amor entre família e amigos, importância de obedecer aos pais, coragem para enfrentar os próprios medos e superação. Sucesso da Disney-Pixar de 2015 conquistou crianças e adultos pelas suas múltiplas possibilidades de interpretação. Na trama, Riley, com 11 anos de idade, recebe a notícia que sua família vai precisa mudar de cidade, o que lhe gera diversas emoções, desde a surpresa e a revolta iniciais, passando por todos os sentimentos envolvidos na transição, até sua vida em novo lar.

Plano de aula: Vamos assistir um filme?!

A palavra escolhida pelos irmãos Lumière para seu invento, o cinematógrafo (em francês, cinematografe), foi formada por dois termos de origem grega, kinema, que significa “movimento”, e gráphein, que significa algo como “registro” ou “escrita”. No Brasil, e em muitos lugares do mundo, a palavra cinema também pode se referir à sala de cinema, onde os filmes são projetados. No final da década de 1920, diversas tecnologias modificaram a indústria cinematográfica, como o filme falado e o cinema em cores. A partir da década de 1930, iniciou-se a era de ouro do cinema, quando a sétima arte era a principal forma de entretenimento para a maior parte das pessoas das principais cidades do mundo. A maior parte dos filmes dessa época foi produzida pelos estúdios de Hollywood e utilizada politicamente pelos Estados Unidos.

Para funcionar, o usuário deveria inserir uma moeda na máquina que apresentava o filme. Essas primeiras películas demoravam apenas alguns segundos, mas foram ficando longas com o passar do tempo. Na primeira década do século XX, o cinema começou a se popularizar, e muitos estúdios cinematográficos foram criados, principalmente na região de Hollywood, nos Estados Unidos. Com HD Filmes Online atuações em veículos como TV Globo, Revista Veja e Diario de Pernambuco, além de atuante em assessoria de comunicação empresarial, cultural e política. Vencedor do Oscar de melhor filme de animação de 2021, essa verdadeira pérola da Walt Disney Animation Studios conta a história dos Madrigal, uma família que vive escondida nas montanhas da Colômbia em uma casa mágica.

A era do cinema mudo durou até o final da década de 1920, quando os primeiros filmes com áudio passaram a ser exibidos. A história do cinema é marcada por muitos avanços e inovações tecnológicas que ocorrem desde a sua criação, em Paris, no dia 28 de novembro de 1895. Hoje é considerada transformadora social, justamente por levar adiante filmes que carregam essas questões. Mara é casada com Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, e é a partir das histórias do marido que cria seu primeiro projeto desse estilo. “Doutores da Alegria – O Filme” (2005), foi reconhecido com prêmios em importantes festivais (como o Brazilian Festival of NY), além de conquistar atenção da Unesco, que o considerou uma obra de promoção à cultura de paz. Possui grande apelo junto ao público infantil e infanto-juvenil, esse filme de uma leva mais recente, 2021, traz a história de uma adolescente, Kate, que embarca em uma viagem com seus pais, irmão mais novo e cachorro para começar seu primeiro ano na faculdade.

Qual é o objetivo dos filmes?

Cada um “volta no tempo” jogando com as peças que possui e, ao mesmo tempo, dá diferente valor a cada uma delas. Ou seja, tempere o poder da película com os questionamentos que os próprios alunos possam elaborar.Esse tipo de trabalho pode algumas vezes parecer dispendioso ou muito distante. Por isso, recomendamos que o professor não se preocupe em exibir o filme como um todo. Ao contrário disso, há maior proveito em assimilar os conceitos gerais da matéria para depois colocar o filme em cena. O interesse na matéria pode aumentar consideravelmente quando as “aulas de filme” deixam de ser um tempo para a diversão gratuita, o cochilo e a paquera entre alunos. Da série “Rocky” ao sutil “Monsieur N.” podemos explorar temas que vão da Guerra Fria à figura mítica de Napoleão Bonaparte.

Dessa maneira, conhecendo contextos culturais distintos com os quais, muitas vezes, não será possível entrar em contato de outra maneira ao longo da vida, é de suma importância para refletir/intervir na realidade e no contexto em que vive. Ao deparar-se com variados costumes, falares, modos de agir etc., por meio de filmes, as crianças têm a oportunidade de ampliar seus repertórios socioculturais. Isso será decisivo para sua formação da mente e de seu pensamento crítico, analítico. O objetivo desta prática foi promover a reflexão e a leitura crítica da mensagem de um filme, apontando as características expostas e envolvendo todos os eixos pertencentes ao tema abordado.

Por isso, acho melhor introduzir os filmes não comerciais aos poucos, levando pequenas cenas para análise e depois de já ter habituado a turma ao exercício de discutir uma obra cinematográfica a partir da Filosofia. Muitos desses filmes, infelizmente, não são levados ao grande público, por vezes marcando presença apenas em mostras especiais e festivais de cinema. Mas temos grandes exemplos nacionais que fazem sucesso aqui e no mundo, como “Cidade de Deus” (2002) e “Que Horas Ela Volta? Para citar um documentário, presente linguagem dentro dos filmes que carregam as características de impacto social, temos “Favela Gay” (2014), que trata de homossexuais e transexuais que vivem nas comunidades do Rio de Janeiro e sua realidade. Esses filmes vão além do entretenimento, para trazer em sua narrativa questões complexas. É uma outra vertente dentro do cinema, que busca levar ao público um olhar diferente acerca do que vivemos.

O aparelho tinha formato circular, no qual as imagens, ao girarem, pareciam estar se movendo. Inicialmente, as projeções foram feitas em ambiente doméstico, mas em 1888 o francês aumentou o tamanho de sua máquina. Isso deu a ele a possibilidade de projetar imagens para plateias maiores e suas performances ficaram conhecidas como “teatro ótico”. “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière) foi criado por Louis Lumière e é considerada a primeira obra a ser projetada, um curta-metragem que contava com 45 segundos de duração. As cores e músicas escolhidas, por exemplo, influenciam diretamente no sentimento transmitido pela cena. O documentário, por apresentar de forma direta exposição e reflexão sobre uma história real, ganha credibilidade nas escolas, devido à veracidade e relevância dos assuntos abordados.

Sua criação ficou conhecida como Câmera escura, que projetava as imagens de forma invertida. Entenda que, saber fazer uma análise, mesmo que superficial, desses elementos que compõe um filme, ou até mesmo um vídeo, é de extrema importância para todas as pessoas e não daqueles que estudam cinema. Geralmente, eles são destinados ao público infantil, para promover uma forma de ensino mais atrativa para as crianças.

Ela foi uma das pioneiras nos efeitos especiais, manipulando imagens e usando em seus filmes técnicas de ilusionistas. Também foi pioneira em sincronizar áudios gravados com as imagens apresentadas no filme. Para a produção de um filme, existem diversas etapas, como produção do roteiro, elaboração dos cenários, figurinos, músicas, filmagens, edição de áudio, de vídeo, entre outras.

Com o advento da tecnologia, é possível ter contato com cultura do mundo inteiro através dos filmes, pois além de retratar características sociais de diferentes nacionalidades, reflete tendências culturais específicas de cada país. A intenção ao se utilizar o cinema como aliado da educação é tomar os filmes como objetos de estudos, para reflexões, principalmente, históricas, culturais, sociais e políticas. Com o objetivo de embasar a relação entre cinema e educação, este artigo apresenta os resultados de pesquisa teórica desenvolvida com financiamento da FAPESP de 2013 a 2015 e divide-se em duas partes. SistematizaçãoA partir do estudo do vídeo e da linha do tempo nas etapas anteriores, os estudantes vão estabelecer um comparativo entre as formas do presente e do passado em relação ao momento de assistir filmes. Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui).

Com a crescente demanda do cinema, os produtores perceberam que os filmes só conseguiriam se manter na indústria se fossem gravados durante todo o ano. Entretanto, isso seria inviável nas cidades de Chicago e Nova York, pois as duas cidades contam com condições meteorológicas instáveis, impedindo as gravações ao ar livre. Foi a popularidade do nickelodeon que mudou a história do cinema e fez com que ele se estabelecesse na indústria, promovendo entretenimento às pessoas.