Como a Inteligência Artificial pode ajudar no atendimento ao cliente?
Como a Inteligência Artificial pode ajudar no atendimento ao cliente?

As máquinas podem ser utilizadas para realização de diferentes tarefas, sejam elas simples, sejam repetitivas, embora também possamos aplicar essa tecnologia em atividades e processos mais complexos. Vale ressaltar que existem diversas ferramentas Gestão de Vendas que têm como base a inteligência artificial em seu sistema. Uma delas é o ChatGPT, utilizado nas estratégias de conteúdo, em planejamentos de marketing, na estruturação de cartas de vendas e até mesmo na criação de campanhas de publicidade.

Vivemos a era do imediatismo e isso é ainda mais presente na relação entre empresas e clientes. Sem dúvida, é preciso conhecer o perfil de clientes da sua empresa, antes de adotar qualquer nova estratégia, entretanto, é válido ressaltar que 35% das pessoas preferem uma resposta instantânea de um bot do que uma resposta demorada de um agente. Um dos elos mais importantes da experiência do consumidor tem a ver com a facilidade encontrada por ele no momento de resolver suas demandas. O avanço da tecnologia faz parte do cotidiano empresarial e atinge todas as áreas de um empreendimento.

Sabemos que, por mais que a Inteligência Artificial já esteja bastante desenvolvida, ela ainda não pode resolver muitos dos problemas que envolvem o atendimento ao cliente. Mesmo assim, muitos dos casos em que a IA é implantada ao atendimento tem se mostrado eficiente, em especial nos tópicos que abordaremos abaixo. O uso desse tipo de sistema na interação com o cliente gera uma resposta imediata. Cada vez mais, percebemos que o atendimento ao cliente pode contar com a ajuda de softwares. Há diversos avanços na tecnologia de computação em nuvem e nas plataformas móveis que estão auxiliando as empresas a atenderem aos anseios dos clientes com mais facilidade. Eliminamos os testes consecutivos e possíveis erros no desenvolvimento das soluções, sem falar que as tomadas de decisão são favorecidas pelos insights obtidos a partir da inteligência artificial.

Com base nessas informações, os profissionais envolvidos conseguem levantar insights e aprimorar os projetos para atender exatamente àquilo que o seu cliente está procurando. Também podem desenvolver novidades e atualizações, trazendo inovações com base nas tendências demonstradas pelo seu público-alvo. A HubSpot usa as informações que você nos fornece para entrar em contato sobre conteúdo, produtos e serviços relevantes. Isso alimentará respostas mais bem informadas para diferentes nuances de questões de clientes, ajudando a aumentar as taxas de solução imediata. Por isso, manter a revisão humana no processo, sejam os atendentes ou especialistas em conteúdo, será importante no futuro.

Inteligência Artificial no Suporte ao Cliente

Quer acessar mais recursos?

Se você precisa escrever uma FAQ, uma série de e-mails básicos sobre passo a passo de como usar uma solução, tudo isso pode ser otimizado. Por mais que esse tipo de consumidor seja mais exigente e queira um suporte mais personalizado, a tecnologia já possibilita que isso aconteça. Mais do que isso, a IA pode ser utilizada para uma série de outras tarefas no dia a dia que vão tornar toda a sua equipe mais produtiva. Em outras palavras, os bots da Zendesk resolvem solicitações ou encontram o agente certo por conta própria, sem que seja necessário nenhum esforço manual. O melhor suporte permite também fazer a triagem de conversas, facilitando fluxos de trabalho e preenchendo lacunas de conhecimento sem desenvolvedores ou cientistas de dados.

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Na verdade, o equívoco é reduzir a aplicação da inteligência artificial na experiência do cliente somente a isso. O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento. Ou seja, a inteligência artificial é, sem dúvidas, um caminho seguro para fornecer ao cliente uma experiência de atendimento memoráveis, elevando seus níveis de satisfação e retenção. No entanto, é preciso entender que isso não substituirá funcionários por robôs, mas sim que essa tecnologia será capaz de auxiliar os colaboradores em atendimentos complexos ou mesmo conduzir informações recorrentes por chatbots. Essa é uma grande vantagem para aproveitar da melhor maneira os talentos da empresa. Sem falar que o negócio se torna mais atrativo no mercado, por oferecer um ambiente disruptivo e agradável de se trabalhar.

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Novamente, isso permite a diminuição dos custos operacionais, alavanca o número de vendas, a produtividade e a capacidade de resolução em tempo real. Com todos os dados registrados pelo seu sistema, a inteligência artificial não só ajuda a desenvolver produtos e serviços para o seu público, como também pode analisar o possível desempenho deles. Ela mostra a probabilidade de maior ou de menor sucesso, tomando as informações sobre o comportamento, os hábitos e as preferências dessas pessoas. Nem sempre as demandas que chegam para as empresas no setor de atendimento ao cliente exigem a necessidade de intervenção humana.

Isso acontece porque, anteriormente, em suas primeiras experiências com esse atendimento, não era possível entregar as informações ou providências almejadas. A inteligência artificial (IA), por exemplo, deixou de ser um assunto de ficção científica para se tornar uma realidade nas empresas, a fim de otimizar mais as experiências dos consumidores. Isso não significa que o atendimento ao cliente deva ser realizado totalmente por IA. Em muitos casos, o que acontece é que aqueles que realizam o atendimento ao cliente podem ser auxiliados por esses sistemas durante suas interações com o cliente, melhorando a experiência dele. Por falar em inovação, a inteligência artificial gera insights que podem trazer grandes ideias para a empresa. Somada à análise de dados e ao Business Intelligence, ela ajuda a evoluir as propostas para grandes soluções, diferenciadas de tudo aquilo que a concorrência vem fazendo.

Os representantes seguiam scripts padrão, com pouca capacidade de personalização, resultando em uma experiência muitas vezes impessoal e pouco eficaz. Os sistemas de IA ajudam a automatizar, digitalizar, personalizar e armazenar o atendimento prestado. Apenas com isso, já temos uma base de dados completa sobre o comportamento do cliente, sem precisar “quebrar a cabeça” com planilhas e coletas manuais. Como falamos anteriormente, os clientes estão mais exigentes e ainda mais atentos às melhorias que um produto ou serviço pode oferecer.