Realizar consulta sobre recall de veículos
Realizar consulta sobre recall de veículos

Porém, mesmo sendo um serviço gratuito, muitos donos de veículos que recebem o chamado de recall, acabam não retornando às concessionárias para realizar o conserto solicitado. Com o recall, as montadoras buscam corrigir defeitos de fabricação que notadamente põem em risco a segurança do motorista e passageiros e, consequentemente, dos demais presentes no trânsito. A realização da correção do recall acontece de forma gratuita, não podendo gerar nenhum tipo de prejuízo ao dono do veículo, uma vez que é de responsabilidade da fabricante. Em caso de dúvida, consulte o site da própria marca para conferir se há algum chamado em aberto.

O recall acontece quando a montadora identifica algum problema na estrutura ou nas peças de um veículo. Qunado a convocação surgir na CLRV, o proprietário deve com urgência entrar em contato com o fabricantes, o prazo para ser efetudado os reparos é de até um ano após a convocação. No app CDT, ao adicionar o CRLV do veículo um aviso indicando recall pendente aparecerá.

Como vimos, o recall é um chamamento que tem como objetivo reparar um erro que pode prejudicar a segurança do condutor e dos passageiros do veículo. Com a obrigatoriedade determinada pelo novo CTB, torna-se ainda mais importante a atenção a possíveis chamados de recall. Vigente desde 12 de abril de 2021, o novo Código de Trânsito Brasileiro trouxe mudanças significativas em diversos aspectos da vida dos motoristas. O procedimento de recall, portanto, é informado por meio de anúncio publicitário em rádio, televisão, mídias impressas e compreendendo os avanços nesse quesito, podem ser feitos também por mídias sociais, e-mail e outros meios eletrônicos.

A segunda forma é através do app CDT, Carteira Digital de Trânsito, que pode ser acessado pela loja de aplicativos do seu celular. De 1970 até hoje, os recalls têm se tornado mais comuns, mas também mais eficientes, principalmente pela difusão de novos meios de comunicação. No texto de hoje falaremos mais sobre o recall, sua importância e quais as consequências previstas em caso de não cumprimento de acordo com a nova legislação. Para muitas pessoas a compra de um veículo é uma conquista, a realização de um sonho.

Recalls Pendentes e Segurança Veicular

Veja quais são os problemas associados aos veículos com recall pendente!

O aplicativo mostra que 2020 teve ao todo 85 chamados monitorados, sendo de 26 diferentes montadoras envolvidas e 205 modelos afetados. Esses números representam 4% a mais de montadoras e 6,77% a mais de veículos comparados com o ano de 2019. Acessando o site da Toyota o usuário tem a opção de realizar a consulta informando a placa e modelo do veículo ou informando o número de chassi. Ao entrar no portal da Toyota, também é possível ver a lista de chamadas passadas.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Também é necessário informar as medidas preventivas que o consumidor deve tomar. A partir de agora, todos os donos de veículos que têm algum recall pendente há mais de um ano, ficarão impedidos de fazer o licenciamento anual, até que comprovem que realizaram o conserto solicitado pela montadora. Quando um veículo possui recall pendente, quer dizer que ele recebeu um chamado de recall, mas não foi levado à concessionária para que fosse feito o conserto solicitado pela montadora.

Recall impede a transferência do veículo?

A responsabilidade dos motoristas ao serem convocados para o recall dos seus automóveis  é para preservação da vida e da proteção no trânsito. A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um aplicativo Histórico veicular que entre outras funcionalidades pode reunir dois documentos no celular. Um deles é a CNH digital, o outro é a versão virtual do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes. Você já se pegou pensando sobre aquelas cartas que fabricantes de carros enviam para os proprietários? Você sabe, aquelas que falam sobre problemas em potencial, mas também mencionam que tudo será resolvido gratuitamente? Bem, essas convocações que parecem misteriosas são, na verdade, um recall de veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *