Cantadas
Cantadas

A palavra cantaria no âmbito da arquitetura tem sua etimologia originada do latim canthus com o significado de aresta. A cantaria define o ofício de entalhar pedras com grau de dureza acima de 2,5 (de acordo com a escala de Mohs que quantifica a dureza dos minerais) para diferentes fins construtivos. Sedução por palavras cantadas de pedreiro ou maneiras aliciantes. Construído de forma transversal, envolvendo diversas pastas da gestão estadual, e ouvindo a sociedade, o FIB 2023 tem realização do Governo de MS, Fundação de Cultura, Sesc MS e Prefeitura de Bonito. Em 2015, lançou Box comemorativo de 20 anos da Palavra Cantada com 5 DVDs históricos da dupla.

Após a aula inaugural, os diretores, coordenadores e professores, participaram de uma aula espetáculo com os brincantes Daniel, Júlia e Ede Maria, que divertiram a plateia com instrumentos, arranjos vocais e percussão corporal, como parte da formação dos participantes. A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na última sexta-feira (08/04), o Projeto Palavra Cantada na Escola, que atenderá alunos do infantil II, III, IV e V da rede municipal. Sabemos quem nem todas as escolas têm um professor especialista na área de música. Pensando nisso, esse projeto interdisciplinar foi desenvolvido por especialistas em diversas áreas com experiência escolar e com a assessoria de especialistas em Música, Corpo e Movimento e Pedagogia para garantir as conexões com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Movimenta Educação Ltda.

Com CD e DVD juntos, o disco foi composto por 11 músicas já consagradas ao longo da carreira da dupla, além de novas versões em karaokê, para que pais e crianças pudessem cantar juntos. Em 2011, lançou o disco “Brincadeiras musicais 3D”, primeiro BlueRay infantil gravado no Brasil em plataforma e tecnologia 3D. Desenvolvido nos estúdios da TeleImage, em São Paulo, sob a direção de Marcelo Siqueira, o projeto teve a intenção de introduzir música a crianças dos ensinos Infantil e Fundamental. Palavra Cantada é uma dupla formada pelos paulistanos Sandra Peres (1963) e Paulo Tatit (1955). Tatit, um dos fundadores do grupo Rumo, em 1974, e membro da banda de Arnaldo Antunes, já atua há muito tempo como guitarrista, baixista e arranjador.

A primeira edição do disco vinha acompanhada de um livro de 116 páginas, com relatos dos músicos sobre suas pesquisas, os percursos que fizeram, curiosidades sobre os Estados e diários de viagem. Dentre as 20 faixas, “Vapor de cachoeira” (Bahia), “Sonho bom” (Rio de Janeiro), “Sai preguiça” (Goiás), “Igrejinha” (Tocantins). Esse trabalho, virou o primeiro DVD da dupla, que teve um show registrado em São Paulo, no Sesc Pompeia. “Palavra Cantada é o braço das ações da dupla Sandra Peres e Paulo Tatti, destinadas ao trabalho com recursos e serviços educativos, relacionados, direta ou indiretamente à escola. A ideia da palavra cantada é que a música possa ser o disparador para que diferentes áreas do conhecimento sejam trazidas para conversar com as crianças, através do corpo e movimento, para que essa educação seja integral”, disse Renata Siero Fernandes. A presente entrevista foi realizada com a cantora e compositora Sandra Peres, uma das integrantes da dupla Palavra Cantada.

O que quer dizer a palavra cantada?

Frase com a palavra cantada

A versão em DVD saiu no mesmo ano e foi resultado da gravação de um show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo e dirigido por Mari Stockler. Quatro anos mais tarde, gravaram “Canções curiosas”. Mais uma vez o disco foi premiado com o Prêmio Sharp. Dentre as doze faixas, “Pindorama”, “Erê”, “Criança não trabalha”, “Gramática” e “Rato”. Os artigos enciclopédicos neste site são produtos de uma construção coletiva, atribuída aos “Editores da Enciclopédia”. Eles foram escritos, editados, revisados e atualizados, total ou parcialmente, por consultores e especialistas internos e externos durante os mais de 20 anos da Enciclopédia.

Se bem é certa a afirmação de Neiva de Mattos de que é necessário mais que isso para dar conta das questões analíticas, penso que são de grande utilidade para o investigador e não podem deixar de ser reunidos e oferecidos, ainda que escassos, a futuros pesquisadores. Sobre o início da dupla Palavra Cantada, que vai fazer 30 anos no ano que vem, os dois falam que surgiu meio que por acaso, e foi uma ideia que deu certo. “Nós já éramos músicos, já fazíamos alguns trabalhos e atendíamos alguns clientes aí a gente resolveu fazer música pra criança porque é uma música que dá muita liberdade quando você vai fazer, é uma música muito experimental, não segue moda, nada disso, então a gente resolveu se atender também fazendo música pra criança. A gente não tinha um projeto do Palavra Cantada, a gente ia fazer um disco só de canções de ninar, mas ele deu super certo e fizemos um segundo, e assim foi, a gente tem mais de 400 músicas hoje”. Dois anos mais tarde, foi a vez de percorrer o país em busca de tradicionais canções infantis que representassem os vários estados brasileiros. Dessa pesquisa nasceu “Canções do Brasil”, que misturou maracatu, samba, bumba meu boi, olodum, congada, rap.

A música conecta o mundo

Em 2004, o disco “Palavra Cantada – 10 anos”, marcou a comemoração da primeira década da dupla. Gravado ao vivo e acompanhado por um quinteto de cordas, trouxe 13 músicas já bastante conhecidas de discos anteriores. A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

O objetivo é entender como a expressão poética da dupla possa de fato atingir seu objetivo principal, que é alcançar inteligências e sensibilidades das crianças. Encantados com a cidade, Paulo Tatit e Sandra Peres estão pela primeira vez em Bonito e ficaram impressionados pelo fato de o público acompanhar o show cantando as letras das músicas. “É nossa primeira vez em Bonito e a gente ficou bastante surpreso porque todo mundo conhecia as músicas. Foi uma grande surpresa ter vindo para cá, o Festival super organizado, todo mundo cantando tudo, estamos agradecidos pelo convite. É um presente muito bom estar aqui”, diz Sandra. Ainda em 2012, saiu “Palavra Cantada para ficar com você”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *