Forças Energéticas
Forças Energéticas

A advogada e mediadora paranaense Vanessa Cristina Veit Aguiar, 43, passou por uma mudança de rota profissional tendo a aplicação de suas forças de caráter como guia. Atuando por quase duas décadas com processos e litígios, ela não se sentia realizada com a profissão. Com quadro clínico de estresse e um diagnóstico de infertilidade na tentativa de engravidar do segundo filho, ela decidiu deixar a advocacia, chegando a pedir exoneração de um concurso público.

Aliás, nossos retiros espirituais devem sempre fomentar o nosso ser de Cristo e para Cristo, numa vida autenticamente evangélica. Devem exercitar em nós o desejo de receber com mais fervor a Jesus na Santa Eucaristia e devem nos levar, com certeza, à excelente espiritualidade de ver e de encontrar a Jesus em todos aqueles que são imagens e reflexo de Deus. Portanto, esses chamados “exercícios espirituais”, são grande contributo à nossa vida de fé e de amor a Cristo e aos irmãos e irmãs. Após a bem sucedida decisão de investir no tratamento da gravidez, Vanessa desejou voltar ao mercado de trabalho. Para tanto, ingressou num curso de especialização em psicologia positiva, quando teve a oportunidade de conhecer a ferramenta das forças de caráter. Mas a boa notícia é que é possível identificar quais são as suas principais forças de caráter —as cinco primeiras são chamadas de forças de assinatura— por meio da aplicação de um teste gratuito do VIA Institute On Character, uma organização internacional sem fins lucrativos.

Forças de caráter: quais são e como elas contribuem para a sua felicidade

Habitualmente realizados na localidade de Ariccia, distante cerca de 45 km de Roma, neste ano, devido à pandemia, estão sendo realizados no Vaticano. "As pessoas são passíveis de desenvolvimento, em reação ao curso natural da vida", diz. Fortalezas culturais ou valores da nossa sociedade, que estão de acordo com as trevas. As fortalezas culturais são acordos com os valores de Satanás na nossa sociedade de maneira geral.

"Neste novo contexto, as minhas forças são grandes aliadas e potencializam os meus atendimentos. Redescobri a advocacia e agora posso dizer que sou apaixonada pela minha profissão". Derrubamos cada uma dessas fortalezas concordando com Deus e renunciando às mentiras do inimigo por meio das nossas orações e ações. Especialmente nos chamados “tempos fortes”, o cristão é chamado de forma especial à oração e à conversão. O Papa Francisco, por exemplo, retirou-se nestes dias das atividades cotidianas para fazer os Exercícios Espirituais.

O que são as forças espirituais?

Espiritualidade

Destruímos e derrubamos fortalezas espirituais concordando com Deus e sua Palavra e derrubando argumentos – renunciando às mentiras – que são contra o conhecimento de Deus, a sua Palavra e a sua vontade. Deste modo, à luz da palavra de Cristo e da doutrina e espiritualidade da Igreja, nós nos distanciamos do pecado, entregamo-nos a Deus e deixamos que Ele transforme o nosso espírito numa escola de santidade que foi praticada pelo próprio Jesus. Todos sabemos o quanto é importante fazer exercício corporal, mantemos o corpo saudável, bonito, renovado. Ora, nós que temos fé e vivemos da fé, sabemos que não temos apenas o corpo para cuidar, temos o espírito, a alma que Deus nos deu.

O teste lista 24 forças, entre elas, amor, justiça, integridade e criatividade (ver lista completa abaixo). Amor, esperança e espiritualidade são as forças que melhor definem hoje o médico Henrique Rego, 39, especializado em saúde integrativa e bem-estar e professor do curso de pós-graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Formado há 15 anos, ele trabalhou como geriatra, clínico e médico de família em consultórios e hospitais até identificar que queria atuar em sua profissão de forma mais abrangente, explorando as relações e conexões sociais, fomentando diálogos e compartilhando ideias.

SATANÁS A SERVIÇO DE DEUS – Luciano Subirá

São excelentes ocasiões para examinar detidamente a nossa consciência e trabalhar a nossa conversão, de modo especial, na Quaresma. Temos de lutar – o conflito em que estamos envolvidos; o termo sendo aplicado a disputas corpo a corpo em jogos atléticos. Embora as forças sejam algo instintivo em nós, podemos saber quais são as nossas principais e quais não temos com tanta intensidade. Isso pode ser um fator fundamental para amarração amorosa como fazer tomada de decisões, como escolher qual carreira seguir, ou mesmo ser um divisor de águas em nossa vida pessoal. Com o conhecimento de suas forças, Vanessa elaborou um plano de transição de carreira, sem precisar mudar de profissão. Hoje, após se especializar em métodos consensuais para solução de conflitos, ela abriu seu próprio escritório, onde atua na área de direito das famílias, de forma colaborativa e extrajudicial.

A doutora em psicologia Ana Paula Porto Noronha, professora de pós-graduação da USF (Universidade São Francisco), explica que elas consistem no que é mais representativo do indivíduo, nas caraterísticas definidoras da sua existência, mas elas podem se alterar. "Quando as ativamos, tendemos a nos sentir bem pelo próprio fato de a força estar sendo acionada, e não apenas pelos resultados concretos que elas podem trazer", diz. Fique claro, entretanto, que o exercício espiritual vai muito além de um retiro, ou de um grande espaço de silêncio em nossa vida. Com efeito, quem não consegue, ou na sua casa, ou no seu trabalho, ou no seu ofício, ou no seu descanso, ou mesmo no seu lazer, recolher-se ao menos um instante e elevar o coração a Deus através da oração e dar um bonito testemunho da fé. Exercícios espirituais são, em linhas gerais, os retiros e recolhimentos nos quais silenciamos, ouvimos, meditamos, oramos e contemplamos as coisas de Deus. Pois é importante deixar ao menos algumas vezes o turbilhão deste mundo, para nos dedicar totalmente à vida no Espírito.

Há muitas formas pelas quais as pessoas concordam com ele e mantêm esses valores entrincheirados. Uma fortaleza consiste em um conjunto de ideias que estão de acordo com as mentiras e acusações de Satanás contra a verdade de Deus (versículo 5). São mentiras sobre Deus, sobre quem Ele é e sobre o que Ele diz que fará, como também mentiras sobre quem somos em Cristo e como Ele nos vê. Fortalezas pessoais da mente, que prendem as pessoas em maneiras de pensar e estilos de vida pecaminosos. “Pois as armas da nossa guerra não são terrenas, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas! Destruímos vãs filosofias e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe do conhecimento de Deus” (2 Co 10.4,5).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *