Adote sete saídas para a típica depressão de domingo
Adote sete saídas para a típica depressão de domingo

Já se sabe que o coronavírus se espalha por meio de gotículas respiratórias produzidas quando a pessoa contaminada espirra, tosse ou respira. Anteriormente, pensávamos que pessoas que reagem mais negativamente ao tédio teriam ondas cerebrais específicas antes de ficarem entediadas. Sendo assim, é necessário estar disposto a tornar o ambiente familiar agradável e incentivar todos a não se deixar abater. A ansiedade pode ser causada por vários fatores, variando de estímulos externos,como abandono emocional e vergonha, ou estímulos internos, como estresse, medo e até mesmo o tédio. Pesquise sobre assuntos de seu interesse e aproveite para fazer planejamentos futuros, sempre pensando em dias melhores pela frente. Dessa forma, varrer a sala, passar um aspirador no tapete, desapegar de objetos que não possuem mais utilidade, podem ser uma maneira de deixar o tédio de lado.

Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde. Pode ser almoçar, fazer uma tarde de jogos de tabuleiro ou cartas, jogar videogame, fazer um passeio, ver um filme ou mesmo ficar conversando, sem fazer nada. Qualquer programa pode ser bem mais prazeroso quando há companhias para você compartilhar os seus sentimentos - e você mal verá o domingo passar. "A convivência com pessoas queridas reforçam os sentimentos positivos em nossa vida e afastam a sensação de vazio ou de se sentir sozinho", afirma o psicólogo clínico Fernando.

Depressão pós-término: como superar o fim do relacionamento?

Use a cabeça para fazer com que o tempo na escola passe mais rápido, desafiando a si mesmo para participar mais ou para deixar a imaginação “correr solta”. Veja essas dicas para sair do óbvio aproveitar ao máximo seu tempo de folga. Seja pintura, desenhos, esculturas, aprender a cantar, tocar algum instrumento. Não apenas, você também pode ler livros de receitas para preparar pratos diferentes. Tédio é aquele sentimento que sempre bate na nossa porta quando estamos sem fazer nada – principalmente aos domingos.

Caso seja alguém que goste de esportes, especialmente o futebol, certamente o seu domingo não será de tédio. Isso porque, com a quantidade de jogos no Brasil e na Europa transmitidos pela televisão e pela o que é prospecção internet, podemos passar o dia fazendo isso. Contudo, temos família e eles também precisam de atenção de diversão. Tédio no domingo é algo que faz parte da ‘tradição’ de muita gente, não é mesmo?

O que fazer no domingo de tédio?

Sintomas do tédio

Talvez há algum tempo a família não se reúna para fazer refeições juntos, e ninguém tenha percebido. Entretanto, se você não possui nenhuma lista de prioridades, certamente a número de canais e de filmes disponíveis é imenso, opções não faltarão. Os navios que chegavam a Veneza com pessoas infectadas eram obrigados a permanecer ancorados por 40 dias antes do desembarque. A prática da quarentena, como a conhecemos, começou durante o século XIV, em um esforço para proteger as cidades costeiras de alguns países da Europa das epidemias de peste.

Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?

Por um lado, isso pode ser bom para refletir e colocar questões no lugar. Entretanto, pensar de forma excessiva pode gerar diversos transtornos. As pessoas que o experimentam são altamente despertadas e têm muitas emoções negativas. Quem possui esse tipo de tédio experimentava um tédio que se assemelha muito com o desamparo (e poderia contribuir para a depressão). Com a chegada da crise e consequentemente a da quarentena, centenas de plataformas digitais disponibilizaram cursos e livros virtuais gratuitos ou com valores bem mais baixos. Com o auxílio da internet e dos aplicativos de celular, hoje, podemos ter acesso a vários conteúdos de professores e profissionais da educação física que ministram aulas online.

Se acostumar a uma nova rotina, com tantos obstáculos e dificuldades, não é fácil para ninguém. Sabe-se que a depressão pode afetar qualquer pessoa em qualquer momento da vida, incluindo crianças, adolescentes e idosos. Isso é comum entre os que sofrem de ansiedade, mas pode ser ainda mais problemático para as pessoas que vivem com esquizofrenia. Tempo livre significa mais oportunidade de se preocupar e analisar as coisas que acontecem.

Dessa forma, você não terá que sair para comprar nada e nem precisará gastar dinheiro. Crie uma luminária divertida, enchendo uma tigela de vidro com as luzinhas do Natal passado. Pegue alguns lápis de cor, canetinhas ou gizes de cera e tente encontrar um livro desses perdido pela casa. Algumas horas colorindo vão ajudá-lo a aliviar o tédio, e você também pode deixar a televisão ligada ou colocar alguma música para tocar ao fundo.

Para que haja tédio, há algumas condições que precisam ser atendidas para que as pessoas realmente se sintam entediadas. São atividades bem simples, mas que mudam um pouco minha rotina de tédio. Domingo clubes para se associar em SP é dia de descansar e relaxar; dia de folga para grande parte da população, seu único inconveniente é quando bate o tédio. Por sorte, existe um mundo de coisas que podem ser feitas para aproveitá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *