Embriaguez Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Embriaguez Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Se porventura o indivíduo não conseguir lidar com os sintomas da abstinência e, para “sanar” as sensações, ele consome a droga novamente, ele estará diante de uma recaída. Apesar de comum, ela deve ser evitada, pois cada recaída pode desacelerar o processo de recuperação. Nesse item é de grande relevância o papel desempenhado pelos chamados Conselheiros em dependência química, estes profissionais já padecem de algum tipo de dependência Clínica de Reabilitação em Rio Bonito e se submeteram ao tratamento. Já “limpos” das drogas, constataram em si mesmo o desejo e a aptidão para tratar outros como eles. Entretanto, tais grupos não partilham da mesma filosofia dos grupos de ajuda mútua aos quais acabamos de nos referir, embora eles possam fazer usos de adaptações do programa dos Doze passos. Essa modalidade é um modelo importante que integra o arsenal terapêutico à população dependente.

Com Revolução Industrial, causa do pauperismo, o álcool passa a ser usado em maior quantidade pelos operários para amenizar o sofrimento causado pelas péssimas condições de trabalho e de vida. Uma pesquisa realizada entre junho de 2012 e julho de 2013 pela Universidade Federal de São Paulo, apontou que 28 milhões de pessoas no Brasil têm algum familiar que é dependente químico (PADIN, 2016). As empresas que conseguirem levar as informações certas para o consumidor, na hora certa, e ganharem sua confiança, vão conseguir que ele desenvolva atitudes positivas sobre o produto ou serviço. É dessa forma que influenciarão em seu processo de tomada de decisão de compra. No caso do tratamento, o papel do psicólogo é essencialmente ajudá-lo a reencontrar fontes de prazer que não dependam das substâncias químicas e, dessa forma, ajudá-lo a superar ou evitar o vício. Fala-se muito também que uma pessoa é mais “tolerante” a uma droga do que outra.

A DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O risco de morte está mais associado aos sintomas que a abstinência provoca, como a arritmia, a desidratação, etc. Vale lembrar que a abstinência com delirium, que é o caso mais grave, necessita de suporte profissional o quanto antes, a fim de reduzir as chances de recaída. A maconha e rivotril, em conjunto, podem acentuar os sintomas da abstinência quando ambos são têm o consumo interrompido. Cada substância química pode desencadear um conjunto específico de sintomas, como por exemplo, irritabilidade, apatia, delírio, aumento no apetite, angústia, etc. Entretanto, muitas vezes essas interações não são benéficas, devido a efeitos aditivos ou antagonismo entre agentes. A Dra Táki Cordas (1995) cita como exemplo a existência do efeito aditivo entre os depressores do SNC (Sistema Nervoso Central) e as combinações, tais como de barbitúricos e álcool, podendo ser letais.

Quais são as 3 fases do processo de dependência?

Afinal, as mudanças repentinas em sua vida, e até mesmo a “perda” da vida que tinha durante o consumo de drogas, podem acarretar em fortes efeitos psicológicos, que requerem acompanhamento e acolhimento. O processo de desintoxicação é uma das melhores maneiras de prevenir fortes crises de abstinência, além de criar uma recuperação mais qualificada e que prioriza o bem-estar do paciente. De maneira simples, podemos dizer que o cérebro se “adaptou” à presença da substância química. Assim, para voltar ao estado sadio novamente, ele precisa viver uma nova fase de adaptação – só que sem a droga. A abstinência é um conjunto de sintomas e sinais que atinge o dependente químico. Uma crise de abstinência pode ser entendida como sintomas mentais e físicos que ocorrem logo após haver a diminuição ou interrupção abrupta no consumo de uma substância que o sujeito está dependente.

Abstinência

O aumento da violência no Brasil se deve, consideravelmente, à evolução do uso de drogas, principalmente o álcool. Desse modo, a intervenção dos pais, com a teoria que se trata de algo “ruim”, não surte nenhum enfeito em direção à prevenção. Faz-se necessário orientar acerca do prazer que é proporcionado, momentaneamente, e das consequências que o uso contínuo traz para a vida do indivíduo.

Tudo sobre o tratamento psicológico

Quando a equipe souber o que o projeto exige, vai ser muito mais simples descobrir quanto tempo vai levar, quais suprimentos vão ser necessários e o que é preciso fazer primeiro. Criar um novo processo de integração de funcionários que eduque e envolva os novos funcionários e aumentar a retenção de funcionários em 15%. É melhor começar definindo o objetivo do projeto usando a estrutura de meta SMART. A sigla (em inglês) significa específico, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Este trabalho é composto, por dois capítulos, um breve estudo acerca da dependência química. No capítulo primeiro, é abordado os aspectos históricos e conceituais que possibilitam um entendimento da evolução do problema, ao longo do tempo, bem como, a compreensão da doença. Também são apontadas as consequências do uso abusivo de drogas para o indivíduo, família e sociedade, pois todos são impactados pelo problema. Para maior compreensão da doença e suas facetas procura-se na política de saúde as ações realizadas no combate às drogas e na prevenção da dependência química. Parte-se da compreensão que, por se tratar de uma doença, o dependente químico é público alvo da referida política, pois saúde é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 1948), “um estado de completo bem-estar, físico, mental e social”. Portanto, ao(a) Assistente Social fica o desafio de ocupar seu espaço nessa demanda.

§2º A equipe do Programa de Atenção ao Dependente Químico - PADQ deve adotar a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID vigente, como fonte para enquadramento de diagnóstico. §1º Com base no diagnóstico obtido, devem ser realizados os encaminhamentos ao tratamento mais adequado, de acordo com a gravidade do quadro de adoecimento. O servidor encaminhado ou que tenha procurado espontaneamente o Programa de Atenção ao Dependente Químico - PADQ deve ser recebido inicialmente para conhecimento das normas, atividades e critérios para permanência no Programa. A presença da economia circular na indústria se dá principalmente porque as empresas entendem que suas práticas podem contribuir para a geração de empregos na própria empresa e/ou na cadeia produtiva do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *